O jogo contra o Bahia, neste domingo (16), pela 35ª rodada da Série B, pode ser decisivo para encaminhar o acesso do Grêmio para a elite do futebol brasileiro. Atualmente com 57 pontos e vice-líder, o Tricolor pode abrir margem suficiente para já garantir classificação matemática para a Série A na rodada seguinte, contra o Náutico, nos Aflitos.
Apesar disso, o time de Renato Portaluppi tem três cenários para a rodada do final de semana. Se vencer os baianos, na Arena, manterá a segunda colocação na tabela de classificação. Isso também ocorrerá caso o Grêmio empate e o Vasco não vença seu jogo contra o Sport, no mesmo dia e no meio horário.
Caso o Tricolor empate e a equipe carioca vença em Pernambuco, o time gaúcho finalizará a 35ª rodada da Série B em terceiro lugar na tabela, com os mesmos 58 pontos do Vasco, que será o segundo colocado.
Na pior das hipóteses, o Grêmio acabará a rodada ainda dentro do G-4, mas atrás de Cruzeiro, Bahia e Vasco. Para isso ocorrer, o Tricolor precisa perder para os baianos em casa e também contar com a vitória dos cariocas contra o Sport, na Ilha do Retiro. Nesse caso, a equipe gaúcha poderia acabar com apenas três pontos de vantagem para o quinto colocado (se o Ituano vencer, fora de casa). Caso o Sport vença o Vasco e o Grêmio perca para o Bahia, o Tricolor ficará em terceiro lugar, mas somente com dois pontos à frente do quinto colocado, o próprio Sport.
Os cenários do Grêmio na rodada
- Em 2º se vencer ou se empatar e o Vasco não ganhar.
- Em 3º se empatar e o Vasco ganhar. Também ficará em terceiro se perder e o Sport vencer. Nesse caso, o Tricolor ficaria a apenas dois pontos do quinto colocado
- Em 4º se perder e o Vasco vencer