A estratégia do Grêmio de limpar a lista de pendurados antes de entrar na reta final da Série B dará chances aos jovens do grupo. As ausências de Bruno Alves, Edílson, Diogo Barbosa e Lucas Leiva por suspensão abrem a disputa por oportunidades entre os titulares.
Com a estratégia de queimar os cartões dos titulares para a reta final durante a vitória sobre o Sport, quatro vagas estão abertas para enfrentar o Sampaio Corrêa, em 30 de setembro, em São Luís. A partir desta quinta-feira (22), Renato terá tempo para observar as alternativas até a viagem para o Maranhão.
Entre as opções, estão nomes mais conhecidos voltando de lesão e outros mais jovens que ainda buscam afirmação. GZH apresenta abaixo quais são as alternativas
Lateral direita
Suspenso: Edílson
Opções: Rodrigo Ferreira, Léo Gomes, Thomas Luciano
A ausência de Edílson para a partida contra o Sampaio Corrêa indica a volta de Rodrigo Ferreira ao time titular. Até pelas limitações físicas do dono da posição, Rodrigo entrou durante os jogos contra Novorizontino e Sport e teve bom rendimento na vitória da última terça-feira na Arena. Com 21 jogos na Série B, o ex-jogador do Mirassol é a principal alternativa à disposição no grupo. Léo Gomes também trabalha com o grupo principal durante a semana, mas ainda não foi relacionado para nenhuma partida com o grupo principal em 2022. O lateral participou de três jogos com a transição em agosto. Thomas Luciano foi chamado por Renato Portaluppi para um período de observação em treinos com o time profissional nos últimos dias, mas ainda não estreou.
Meio-campo
Suspenso: Lucas Leiva
Opções: Pedro Lucas, Gabriel Silva e Jhonata Robert
A posição de meia central é a grande carência do Grêmio na temporada. Com Campaz e Thaciano em tratamento para lesões musculares, a tendência é de que um dos jovens da base ganhe uma oportunidade de exercer a função contra o Sampaio Corrêa. Dois nomes largam em vantagem na disputa. Pedro Lucas, 20 anos, entrou no final das partidas contra Novorizontino e Sport. Gabriel Silva começou a ter chances com Roger Machado entre os profissionais, mas perdeu espaço pelas dificuldades em enfrentar os confrontos mais físicos da Série B. Jhonata Robert também aparece com chances de ganhar oportunidade na próxima rodada, mas carece de ritmo de jogo. O meia de 22 anos entrou nos minutos finais contra o Sport, mas costuma jogar pelos lados do campo.
Lateral esquerda
Suspenso: Diogo Barbosa
Opções: Thiago Rosa e Nicolas
A titularidade da lateral esquerda para o jogo do dia 30 de setembro será decidida pela condição física de Nicolas. O jogador avançou na recuperação de uma lesão muscular na panturrilha esquerda sofrida no dia 31 de agosto e terá a evolução monitorada até a viagem da delegação ao Maranhão. Até por ser um problema físico reincidente do jogador – também sofreu uma lesão no mesmo local antes das finais do Gauchão –, a comissão técnica terá cautela para definir o seu aproveitamento. Como o lateral ainda não voltou a treinar com bola com o grupo, Thiago Rosa, 20 anos, é o favorito no momento para herdar a vaga deixada por Diogo Barbosa. O jovem da base, porém, ainda não foi utilizado na Série B. Seu único jogo com o time profissional ocorreu quando Roger Machado escalou um time misto na conquista da Recopa Gaúcha, sobre o Glória.
Zaga
Suspenso: Bruno Alves
Opções: Natã, Kannemann e Gustavo Martins
Mesmo com o avanço na recuperação de Kannemann, a expectativa é que a ausência de Bruno Alves abra a possibilidade para que Natã, 21 anos, volte a formar dupla com Geromel. O jovem jogou ao lado do capitão no segundo tempo da derrota para o Ituano, no dia 26 de agosto. Muito elogiado após ser eleito um dos melhores jogadores do Gauchão deste ano, quando estava emprestado para o Aimoré, o defensor fez apenas quatro jogos na Série B. Mesmo que exista otimismo pelo retorno do argentino, a tendência é de que ele ainda necessite de um período maior de recuperação física. A outra alternativa para a função é Gustavo Martins. O jogador passou a integrar o grupo profissional em agosto, após começar o ano como um dos destaques da equipe sub-20 e ter participação elogiada na Copa São Paulo.