Depois da empolgação gerada com o retorno de Renato Portaluppi e reforçada na estreia com vitória sobre o Vasco da Gama, a derrota para o Novorizontino com má atuação trouxe de volta a preocupação para a torcida do Grêmio. Em razão disso, o confronto com o Sport na noite desta terça (20), a partir das 19h, na Arena, ganhou contornos de decisão para o Tricolor na briga pelo acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
O Grêmio ainda é terceiro colocado, mas a distância para quarto, Vasco da Gama, reduziu para dois pontos. O quinto, Londrina, que vencia o Tombense até os minutos finais e cedeu o empate, na sexta-feira (16), está a cinco. Adversário nesta noite, o Sport tenta sua última cartada na esperança de voltar à Série A. No momento, os pernambucanos estão sete pontos atrás do Tricolor e uma derrota na Arena praticamente sepultará as chances de acesso.
Além de praticamente eliminar um rival e mostrar poder de recuperação após a decepção em Novo Horizonte, uma vitória sobre o Sport fará com que o Grêmio ainda mantenha uma situação confortável na matemática para o acesso.
Logo em sua apresentação, o técnico Renato Portaluppi revelou a projeção de que precisaria conquistar cinco vitórias para garantir a volta para a Série A. Depois de ter superado o Vasco, ainda faltam quatro triunfos, restando oito rodadas para o fim da competição.
Contando o confronto com os pernambucanos, faltam exatamente quatro partidas na Arena. Ou seja, o Grêmio pode alcançar a pontuação projetada apenas com as vitórias em casa, motivo de tranquilidade diante do rendimento ruim fora de casa. Como visitante, o clube gaúcho venceu apenas um dos últimos 13 jogos – tem apenas dois triunfos longe da Arena ao longo de toda a competição.
Histórico recente é desfavorável
Para alcançar a vitória necessária para trazer tranquilidade à Arena, no entanto, o Grêmio terá de superar um retrospecto recente desfavorável. O Tricolor não venceu nenhum dos últimos sete confrontos com o Sport, contando partidas válidas por Séries A e B do Campeonato Brasileiro, tanto em Porto Alegre quanto no Recife.
O último triunfo gremista sobre os pernambucanos ocorreu há cinco anos. Em setembro de 2017, também sob o comando de Renato Portaluppi, o Tricolor goleou os pernambucanos, treinados por Vanderlei Luxemburgo, por 5 a 0, na Arena, pelo Brasileirão. Do atual elenco, Edilson e Kannemann foram titulares naquela goleada, que não contou com Pedro Geromel por lesão.
Ainda com Renato na casamata, o Grêmio enfrentou o Sport em outras quatro oportunidades desde então. Foram dois empates na Ilha do Retiro e duas derrotas na Arena, por 4 a 3 no Brasileirão de 2018, e 2 a 1, na edição do campeonato de 2020 – não houve confronto em 2019 porque Sport estava na Série B.
O placar de 2 a 1 foi repetido no reencontro entre os dois clubes na Arena no ano passado, com o Grêmio comandado por Luiz Felipe Scolari. Naquela ocasião, a partida que marcou a volta do público ao estádio gremista desde o início da pandemia foi de frustração para os pouco mais de 7 mil torcedores presentes – havia limitação para ocupação de no máximo 30% da capacidade do estádio.
Se os últimos confrontos com o Sport são de dificuldade, o Grêmio tem como ponto positivo a boa campanha como mandante na Série B. O Tricolor vem de duas vitórias seguidas, sobre Vila Nova e Vasco, e tem o segundo melhor aproveitamento da competição, de 77,8%, atrás apenas do Cruzeiro – que conquistou 91,1% dos pontos disputados em Belo Horizonte.
É no retrospecto recente na Arena que a torcida do Grêmio aposta para quebrar esse incômodo tabu contra o Sport. No 20 de setembro, de façanhas gaúchas.
Última vitória do Grêmio sobre o Sport
- 2/9/2017 - Brasileirão - Arena
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Bressan, Kannemann e Cortez; Michel; Léo Moura (Patrick), Ramiro (Dionathã), Arthur e Fernandinho; Everton (Beto Da Silva). Técnico: Renato Portaluppi
SPORT
Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henríquez e Sander; Anselmo (Patrick), Rithely; Wesley (Lenis), Diego Souza e Osvaldo (Everton Felipe); André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Desde então:
- 7 jogos
- 4 vitórias do Sport (3 na Arena)
- 3 empates
Brasileirão 2018
- Sport 0 x 0 Grêmio
- Grêmio 3 x 4 Sport
Brasileirão 2020
- Grêmio 1 x 2 Sport
- Sport 1 x 1 Grêmio
Brasileirão 2021
- Sport 1 x 0 Grêmio
- Grêmio 1 x 2 Sport
Série B 2022
- Sport 0 x 0 Grêmio