A partida contra o Vasco, neste domingo (11), ganhou importância ainda maior pelo retorno do técnico Renato Portaluppi. Porém, também se trata de duelo direto no G-4 da Série B que, dependendo dos resultados paralelos, pode deixar o Grêmio mais próximo do acesso.
Mesmo que saia vitorioso, o Tricolor não tem chance de alcançar a vice-liderança, já que o Bahia empatou em 0 a 0 com o Criciúma, fora de casa, na noite desta quinta (8), abrindo quatro pontos de distância (51 contra 47). Mas, se for derrotado pelos cariocas, perderá uma posição na tabela, caindo para o quarto lugar atualmente ocupado pelo próprio Vasco.
Contudo, antes de entrar em campo, o torcedor gremista precisa ficar de olho em três confrontos deste sábado (10), válidos pela 29ª rodada. O principal deles envolve o Londrina, atual quinto colocado, que recebe a Chapecoense, às 18h30min, no Estádio do Café. Caso os paranaenses vençam, diminuem para três pontos a distância ao Grêmio.
Mais cedo, às 11h, o Tombense visita o Ituano, no interior paulista, enquanto que, às 16h, o CRB tem o clássico alagoano com o CSA. Ambos aparecem com 39 pontos na tabela e, se obtiverem sucesso, podem chegar aos 42, a cinco pontos do Tricolor.
Portanto, no melhor dos cenários, caso os adversários diretos tropecem e o Grêmio vença, pode concluir a rodada na terceira colocação, a apenas um ponto do Bahia e a nove do pelotão de fora do G-4.
Por outro lado, caso seja surpreendido em casa, além de perder a posição para o Vasco, os comandados de Renato poderão ver o Londrina aparecer a apenas três pontos de distância.