Com mais sete rodadas pela frente, o Grêmio se debruça em simulações da tabela e projeções de resultados para analisar os cenários em busca da tão aguardada confirmação do acesso à Série A. Com oito pontos de vantagem para o primeiro time fora do G-4, e levando em conta a manutenção do atual aproveitamento, a volta matemática para a elite ocorreria apenas na penúltima rodada.
Mas essa projeção tem grandes chances de se alterar nos próximos dias. Como o calendário reserva uma série de confrontos diretos entre os concorrentes (veja na lista abaixo), a tendência é de que a pontuação necessária para a confirmação do retorno fique mais clara nas próximas rodadas da Série B.
No momento, o Londrina surge como principal concorrente ao Grêmio. Os paranaenses somam 45 pontos, oito atrás dos 53 dos tricolores. Ituano, com 44, e o trio formado por Ponte Preta, Sport e Criciúma, com 43 pontos, também se apresentam como adversários nesta reta final.
— Acredito que Ituano e Ponte Preta são times melhores que o Londrina. O Ituano é um time bom e o clube é organizado. Demorou a engrenar, mas apostaria neles como principal desafiante ao G-4. A Ponte melhorou muito depois das contratações. O Élvis mudou o time. Além disso, tem torcida e cobrança. Acredito que estes são os desafiantes — disse Sérgio Xavier, comentarista do SporTV.
O comentarista Pedro Moreno, do Grupo Globo, aponta que o rendimento do Grêmio é o principal obstáculo para o clube confirmar o acesso. Por conta das dificuldades de manter boas atuações da Arena quando é visitante na competição, o Tricolor ainda passará por dificuldades.
— O principal obstáculo do Grêmio na busca pelo acesso é a falta de regularidade do time, sobretudo quando joga fora de casa. O retrospecto recente, por exemplo, ilustra perfeitamente tal afirmação: o Tricolor venceu as três últimas partidas na Arena (Sport, Vasco e Vila Nova) e perdeu os três últimos jogos fora (Novorizontino, Criciúma e CRB). Essa discrepância faz com que o time despenque de um aproveitamento de 79% nos jogos em casa, para um desempenho de apenas 33% fora dos seus domínios — avaliou.
Mesmo com as dificuldades de encontrar regularidade, Moreno aponta que o acesso do Grêmio é questão de tempo:
— O que ameniza e sustenta a posição confortável, de certa forma, do Grêmio na tabela é que todos os outros times oscilaram demais ao longo da competição, com exceção do Cruzeiro, claro. Porém, acredito que o Tricolor subirá e com algumas rodadas de antecedência, aliás. E vejo Ponte Preta e Sport com mais fôlego nesse fim de campeonato para ameaçar o acesso do Vasco, único do G4 com sérios riscos de não atingir o objetivo da temporada.
Nesta sexta (30), após a partida contra o Sampaio Corrêa, o Grêmio terá um pouco mais de clareza sobre as suas perspectivas para as últimas rodadas da Série B.
Confira a relação de jogos do Grêmio e de seus adversários na Série B:
Grêmio — 2º, 53 pontos
- Sampaio Corrêa (F)
- CSA (C)
- Londrina (F)
- Bahia (C)
- Náutico (F)
- Tombense (F)
- Brusque (C)
Bahia — 3º, 52 pontos
- Chape (F)
- Novorizontino (F)
- Brusque (C)
- Grêmio (F)
- Vila Nova (C)
- Guarani (C)
- CRB (F)
Vasco — 4º, 48 pontos
- Londrina (C)
- Operário (F)
- Novorizontino (C)
- Sport (F)
- Criciúma (C)
- Sampaio (C)
- Ituano (F)
Londrina — 5º, 45 pontos
- Vasco (F)
- Guarani (F)
- Grêmio (C)
- CSA (F)
- Sport (C)
- Ituano (C)
- Sampaio (F)
Ituano — 6º, 44 pontos
- CRB (C)
- Cruzeiro (F)
- Guarani (C)
- Criciúma (F)
- Sampaio Corrêa (C)
- Londrina (F)
- Vasco (C)
Ponte Preta — 7º, 43 pontos
- Cruzeiro (C)
- Sampaio Corrêa (F)
- Vila Nova (C)
- Tombense (F)
- CSA (C)
- Criciúma (C)
- Náutico (F)
Sport — 8º, 43 pontos
- Náutico (C)
- Brusque (F)
- Cruzeiro (C)
- Vasco (C)
- Londrina (F)
- Operário (C)
- Vila Nova (F)
Criciúma — 9º, 43 pontos
- Brusque (F)
- Vila Nova (F)
- Náutico (C)
- Ituano (C)
- Vasco (F)
- Ponte Preta (F)
- Tombense (C)