O Grêmio inaugurou nesta terça-feira (20), antes da partida contra o Sport, pela 31ª rodada da Série B, um busto em homenagem ao cantor e compositor Lupicínio Rodrigues. A obra que presta homenagem ao autor do hino do clube fica ao lado da Calçada da Fama, na esplanada oeste da Arena.
A cerimônia contou com a presença do filho do artista, Lupicínio Rodrigues Filho.A programação contou também com apresentação do Trio In Lupi, banda de Porto Alegre conhecida por interpretar o trabalho do compositor. Carlos Biedermann, presidente do Conselho Deliberativo, e os membros do Conselho de Administração Paulo Luz e Adalberto Preis foram alguns dos representantes do clube na inauguração.
— O meu avô nasceu em 15 de setembro, dia do aniversário do Grêmio. Muito nos orgulha essa homenagem feita pelo clube, em reconhecimento a obra de nosso pai. Não deixa de ser um laço de amizade, de perfeita harmonia entre o Grêmio e as nossas famílias — discursou Lupicínio Rodrigues Filho.
O busto feito em bronze tem 1,85m de altura e foi produzido pelo escultou Sérgio Coirolo, gremista natural de Cruz Alta e radicado em Florianópolis.
A homenagem foi apresentada pelo conselheiro Juliano Ferrer em 2019 e aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo. A ideia integra as ações do “Clube de Todos”, ação criada pelo Tricolor para promover a luta contra todas as formas de preconceito e de intolerância.
Nascido em Porto Alegre, Lupicínio Rodrigues passou a frequentar desde muito cedo as rodas de samba da capital. Aos 14 anos, compôs sua primeira canção: “Carnaval”. Era um apaixonado pela música, pela boemia e pelo Grêmio.
Em 1953, sentado em um bar da Praça Garibaldi, compôs a marcha para o cinquentenário do clube, que logo cairia no gosto dos torcedores e se tornaria o Hino Oficial do Grêmio. Ao longo das estrofes, Lupi destacou a fé, o fanatismo e o amor da torcida gremista. O compositor faleceu em 1974, perto de completar 60 anos de idade.