Com o segundo lugar na Série B ao alcance, o Grêmio enfrenta, nesta sexta-feira, às 21h30min, o Novorizontino. Após o tropeço do Bahia no início da 29ª rodada, uma vitória do Tricolor no jogo desta sexta em São Paulo garante que o clube gaúcho ultrapasse os baianos na tabela.
Atualmente em terceiro lugar, com 50 pontos, a vantagem da equipe de Enderson Moreira é de apenas um ponto. Após dois jogos de bom rendimento sob o comando de Renato Portaluppi, o desafio da equipe é repetir o nível das atuações na Arena como visitante.
Renato terá dois desfalques no meio de campo do Grêmio para enfrentar o Novorizontino. Bitello, suspenso, e Campaz, lesionado, estão fora da partida. Além da dupla, Ferreira também segue como problema na escalação. O atacante evoluiu nos últimos dias da recuperação da lesão muscular na coxa esquerda e deve ficar à disposição a partir do jogo contra o Sampaio Corrêa, no dia 30 de setembro. O time titular que foi testado durante a semana teve Brenno, Edílson, Geromel, Bruno Alves, Diogo Barbosa, Villasanti, Lucas Leiva, Biel, Thaciano, Guilherme e Diego Souza.
Em entrevista coletiva na última quarta-feira, Diogo Barbosa falou do impacto da chegada de Renato Portaluppi no Grêmio. Com duas vitórias em duas rodadas sob o comando do técnico, a equipe voltou a mostrar bom desempenho na Série B.
— O Renato chegou e deu uma chacoalhada, uma mexida no nosso ambiente. Acho que pela grandeza do Renato aqui no Grêmio, ele tem esse poder. E tem a qualidade dele como treinador, da história dele aqui. Ganhamos dois seguidos e ganhar esse terceiro seria importante para embalar de vez e atingir o objetivo o mais rápido possível — projetou Diogo Barbosa.
O Novorizontino vive um momento de muita dificuldade na Série B. O time venceu apenas uma partida em 10 rodadas do returno. Com apenas sete pontos em 30 disputados, o clube paulista optou por alterar o comando da comissão técnica para a reta final da competição. Rafael Guanaes foi demitido e Mazola Júnior foi contratado. Como teve de cumprir uma partida de suspensão, a estreia do novo técnico da equipe será contra o Grêmio.
Em 13º lugar, com 33 pontos, o Novorizontino está apenas com dois a mais que o Vila Nova. Os goianos são a primeira equipe dentro da zona de rebaixamento.