Apesar da derrota no final de semana, de 2 a 0 para o CRB, em Alagoas, seguem altas as chances de o Grêmio retornar à Série A do Brasileirão. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reconhecida pelos cálculos matemáticos sobre o futebol brasileiro, projeta 88% de chances para o Tricolor voltar à elite nacional.
O Cruzeiro, adversário de domingo (21), que tem 10 pontos de vantagem na tabela, acumula 99% de chances para voltar à elite do nacional. Outros integrantes do G-4, Bahia e Vasco, respectivamente, têm 86% e 70%.
Curiosamente, o Grêmio ocupa a terceira posição do torneio e tem mais probabilidades de acesso do que o novo vice-líder, o Bahia. Caso semelhante ocorre com o Sampaio Corrêa, sexto colocado, que tem mais chances, segundo a UFMG, do que o Londrina. A equipe do Maranhão tem 17%, enquanto os paranaenses somam 10%.
Já, para o título da Segunda Divisão, que é buscado pelos gremistas, as chances são de 6%. O Cruzeiro, pelas contas, acumula 87,6% de possibilidades de ser campeão.
Já Bahia, 4%, e Vasco, 2%, aparecem na sequência. Os demais 16 times, somados, não chegam a 1%.