A goleada por 5 a 1 sobre o Operário-PR, terça-feira (9), combinada com os resultados da 23ª rodada da Série B, encurtaram, e bem, o caminho do Grêmio para o retorno à elite do futebol brasileiro. A vitória da Arena levou o time de Roger Machado aos 43 pontos, dez a mais do que o quinto colocado, o Londrina, que foi derrotado em casa pelo Cruzeiro por 2 a 1.
Pelo rendimento atual do bloco da ponta da tabela, bastariam apenas 57 pontos para a equipe gremista garantir o acesso à Série A em 2023. Como se chega a este número? Hoje, com 34 pontos (49,2%), o Tricolor estaria no G-4 (quinto colocado tem 33). Projetando este aproveitamento sobre o total de rodadas, encontramos 56,1 – ou seja, mais do que 56, o que nos leva ao número de 57. Logo, para o Grêmio, restariam 14 pontos. Isto é, bastaria vencer cinco das 15 partidas que restam. Ou vencer quatro e empatar duas. Detalhe: há ainda oito jogos dentro de casa até o fim da competição.
Obviamente que esta pontuação pode variar com o andamento do campeonato, mas, diante do descolamento dos quatro primeiros, esta projeção vem se mantendo abaixo dos 60 pontos. Apesar da boa campanha, o treinador prega a prudência:
— Assim como o torcedor, também estou sonhando com a rodada que nos garantirá o acesso. Mas não podemos tirar o olho do presente. Futebol pode reservar surpresas — alertou Roger após a goleada sobre o Operário-PR.
Além de ter ampliado de sete para dez pontos a vantagem sobre o quinto colocado, o Grêmio também foi ajudado por tropeços de rivais diretos, como Bahia e Vasco. Os baianos levaram 2 a 0 do Sampaio Corrêa e os cariocas perderam por 3 a 1 para a Ponte Preta. Com isto, o time gaúcho subiu para a vice-liderança, ainda nove pontos abaixo do Cruzeiro. Com três pontos a mais do que o Bahia, o Tricolor seguirá na segunda colocação ao final da próxima rodada se não perder para o CRB, em Maceió, sábado, às 20h30min.
— Dentro dos nossos objetivos, estamos muito bem. Mas o caminho é longo e precisamos conter a ansiedade — afirmou Roger.
Projeção da Série B 2022
- 34 pontos hoje daria lugar no G-4 ao Grêmio
- O que significa aproveitamento de 49,2%
- Projetando em 38 rodadas, daria 57 pontos
- Como o Grêmio tem 43, faltariam 14 pontos (ainda tem 45 em disputa)
- Vencer 5 dos 15 jogos que restam (um terço) bastariam, por exemplo
Jogos que restam ao Tricolor
- CRB (fora)
- Cruzeiro (casa)
- Ituano (casa)
- Criciúma (fora)
- Vila Nova (casa)
- Vasco (casa)
- Novorizontino (fora)
- Sport (casa)
- Sampaio Corrêa (fora)
- CSA (casa)
- Londrina (fora)
- Bahia (casa)
- Náutico (fora)
- Tombense (fora)
- Brusque (casa)