O pouco tempo para recuperar o grupo de jogadores, que venceu o Guarani na sexta-feira (5), pode representar um problema para o time do Grêmio que volta a campo nesta terça (9), às 19h, contra o Operário-PR, na Arena. Isso porque o lateral-esquerdo Nicolas teve constatada uma luxação no ombro direito e vira dúvida para a partida em Porto Alegre.
O jogador teve de ser substituído por conta das dores no local, aos 26 minutos do segundo tempo do duelo diante do Guarani. Após o jogo, ele relatou que sofreu uma queda sobre o ombro durante a partida.
— Estou sentindo bastante dor. Foi no primeiro tempo. Acabei tropeçando no adversário e caí de mau jeito no chão. Está um pouco dolorido e inchado — disse Nicolas na saída de campo.
No domingo (7), o atleta foi avaliado pelo departamento médico do Grêmio e a lesão foi constatada. Por isso, ele foi liberado das atividades com o restante do grupo e realizou apenas trabalhos de fisioterapia. Portanto, ainda que não haja confirmação da ausência diante do Operário, a tendência é de que o lateral-esquerdo titular fique de fora.
O técnico Roger Machado falou sobre a situação de Nicolas após a vitória em Campinas. Ele garantiu não estar preocupado com a reposição no setor:
— Nicolas saiu com o ombro machucado porque caiu por cima, mas temos no grupo jogadores que podem fazer a função. Tenho alternativas.
A opção deve ser por Diogo Barbosa, que é da posição e entrou no lugar de Nicolas durante o jogo contra o Guarani. Porém, o torcedor que olhar para os números entenderá o problema que o treinador tem nas mãos.
Mais do que simplesmente o líder em assistências do Grêmio na Série B (segundo melhor no quesito no campeonato), Nicolas tem sido uma das peças mais importantes do time. É o quarto melhor passador, o jogador que mais acerta cruzamentos e o quinto melhor driblador da equipe.
Mas ainda mais impressionante do que isso é o que a presença do lateral-esquerdo titular tem representado nos resultados do Grêmio na Série B. Com ele em campo, o time de Roger Machado ainda não perdeu na competição. Dos 18 jogos em que atuou, foram 10 vitórias e oito empates — aproveitamento de 76%. Além disso, foram 22 gols marcados e apenas cinco sofridos.
Do outro lado, Diogo Barbosa soma nove partidas na Série B, sem nenhuma assistência e índices piores do que os do companheiro de posição. Ademais, as duas únicas derrotas tricolores na competição tinham ele na lateral esquerda: contra a Chapecoense, na Arena, em 15 de abril, e diante do Cruzeiro, no Independência, em 8 de maio. Ou seja, com Diogo na lateral, foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas — 55,5% de aproveitamento —, com 10 gols marcados e cinco sofridos.
Portanto, pelo que as estatísticas indicam, o Grêmio terá um problema na lateral esquerda para o jogo de amanhã. O narrador Marcelo De Bona, da Rádio Gaúcha, entende que mais do que um grande mérito de Nicolas, a quem considera um jogador regular, a maior dificuldade tem sido as atuações ruins de Diogo Barbosa quando recebe chances como titular.
— O Grêmio sem Nicolas perde uma referência defensiva e, principalmente um jogador com ótimo número de assistências e boa bola parada. Ele é um dos mais regulares do time. Já o Diogo Barbosa se mostra insuficiente em todas as oportunidades que recebe e vive relação de desgaste com o torcedor. Essa é, seguramente, uma das posições que deve ser tratada como prioridade na busca por reforços em 2023 — avalia.
Por tudo isso, Nicolas ainda será reavaliado no treino de hoje, o último antes do jogo contra o Operário, para determinar se terá ou não condições de atuar. Se ficar mesmo de fora, Diogo Barbosa terá a chance de apagar a má impressão diante da torcida e, quem sabe, começar a escrever uma nova história no Grêmio.
Números do Grêmio na Série B
Com Nicolas
- 10 vitórias
- 8 empates
- Nenhuma derrota
- 76% de aproveitamento
- 22 gols marcados
- 5 gols sofridos
Com Diogo Barbosa
- 4 vitórias
- 3 empates
- 2 derrotas
- 55,5% de aproveitamento
- 10 gols marcados
- 5 gols sofridos
Números na Série B
Nicolas
- 18 jogos
- 1502 minutos em campo
- 5 assistências
- 599 passes certos (105 errados)
- 27 passes para finalização
- 39 cruzamentos certos (80 errados)
- 5 dribles
- 11 desarmes
- 74 rebatidas
Diogo Barbosa
- 9 jogos
- 479 minutos em campo
- Nenhuma assistência
- 5 passes para finalização
- 240 passes certos (46 errados)
- 4 cruzamentos certos (17 errados)
- 3 dribles
- 8 desarmes
- 30 rebatidas