Dono da melhor defesa da Série B do Brasileirão, com 13 gols sofridos em 25 rodadas, o Grêmio passou a ser mais vazado no segundo turno da competição. Se nas 19 partidas iniciais a defesa levou apenas seis gols, nos seis duelos do returno a zaga gremista já viu a bola entrar em sua meta em sete oportunidades.
O sistema defensivo montado por Roger Machado ao longo da Série B foi o grande fiador de uma longa invencibilidade de 17 jogos, que acabou firmando o Grêmio no G-4 e encaminhando o retorno para a Série A em 2023.
Na primeira metade do campeonato, em apenas seis partidas a defesa gremista sofreu gols. Chapecoense, Guarani, Cruzeiro, Ituano, CSA e Brusque foram os times que conseguiram balançar as redes tricolores.
Já nestes seis jogos iniciais do returno, apenas a Chapecoense não conseguiu marcar um gol contra a equipe de Roger. Coincidentemente esse é o período em que Lucas Leiva passou a atuar. O camisa 15 esteve em campo em cinco dos sete gols sofridos.
A bola aérea segue sendo o principal ponto de atenção. Dos 13 gols tomados, cinco deles foram marcados de cabeça, por CSA, Brusque, Ponte Preta, Guarani e Operário e outros três em cruzamentos para a área, que foram marcados por Ituano e Guarani no primeiro turno e o Cruzeiro no empate deste domingo na Arena, após erro de comunicação entre Brenno e Villasanti.
Confira os gols sofridos pelo Grêmio na Série B
1º turno:
Grêmio 0 x 1 Chapecoense - Matheus Bianqui, em chute de fora da área.
Grêmio 3 x 1 Guarani - Matheus Pereira, aproveitando rebote de Brenno, após chute em cruzamento vindo do lado esquerda da defesa.
Cruzeiro 1 x 0 Grêmio - Rodrigo Ferreira, gol contra, após cruzamento do lado direito de defesa.
Ituano 1 x 1 Grêmio - Nathan, gol dentro da pequena área, após cruzamento do lado esquerdo da defesa e bola escorada por Bernardo, que fez o passe de cabeça.
CSA 1 x 1 Grêmio - Geovane, de cabeça, após cruzamento do lado esquerdo da defesa em escanteio curto.
Brusque 1 x 1 Grêmio - Wallace Reis, de cabeça, após falta cobrada pelo lado esquerdo de ataque.
2º turno:
Grêmio 2 x 1 Ponte Preta - Wallisson, de cabeça, após escanteio cobrado pelo lado direito de ataque.
Guarani 1 x 2 Grêmio - João Victor, de cabeça, após escanteio cobrado pelo lado direito de ataque.
Grêmio 5 x 1 Operário-PR - Kalil, de cabeça , após cruzamento feito pelo lado esquerdo da defesa.
CRB 2 x 0 Grêmio - Diogo Silva, os dois gols marcados em cobrança de pênalti.
Grêmio 2 x 2 Cruzeiro - Luvannor, após receber passe entre os zagueiros; Rafa Silva, após cruzamento do lado esquerdo de ataque e erro entre Brenno e Villasanti.