O novo encontro entre Grêmio e Cruzeiro, pela Série B, poderá ter até nove trocas nos times, somando as prováveis formações, para o jogo deste domingo (21), às 16h, em Porto Alegre. São 105 dias desde o último duelo, vencido pelos mineiros, 1 a 0, em casa. As modificações são geradas a partir de mudanças táticas, opções e reforços recebidos no decorrer da janela.
O Tricolor, que após o primeiro encontro, chegou a trocar o 4-3-3 utilizado na abertura do Gauchão pelo 3-6-1 nas rodadas seguintes à derrota. Depois, migrou ao 4-2-3-1 e cresceu na Série B. Na ocasião, a equipe tinha inicialmente: Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Elias, Diego Souza e Biel.
Para o jogo de domingo, Roger Machado perdeu Geromel, por suspensão, e Elias, negociado para o New York Red Bull-EUA. Lucas Silva perdeu espaço e Diogo Barbosa atuou em função da expulsão de Nicolas — o titular é quem jogará na Arena. Na zaga, Natã assume uma vaga. No ataque, Guilherme é o titular, enquanto Ferreira ainda se recupera de lesão.
A quinta possibilidade de alteração no Grêmio envolve Bitello. O jovem foi titular em Minas e vivia bom momento técnico após destaque no Gauchão. Porém, com a chegada de Lucas Leiva, ele foi para o banco de reservas. Campaz foi fixado como articulador. Com o contestado desempenho do colombiano, a revelação do Estadual poderá aparecer num posicionamento mais ofensivo.
No Cruzeiro, que definirá nos próximos treinos o time, o sistema defensivo tende a seguir inalterado. As trocas cogitadas pelo treinador uruguaio Paulo Pezzolano são do meio pra frente.
Na ala direita, Geovane não começará o duelo. Wesley Gasolina, recém-contratado, deve ser escalado na posição. Como volante, a disputa está pela manutenção de Willian Oliveira ou então a colocação do ex-gremista Machado. No ataque, duas possíveis alterações: o jovem Jajá está lesionado e abriu espaço para Chay, ex-Botafogo. Bruno Rodrigues é outro extrema. Com isso, os antigos titulares Edu e Luvannor brigam por uma vaga.
Formações iniciais em Minas Gerais (8/5/2022)
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Geovane, Willian Oliveira, Neto Moura e Matheus Bidu ; Luvannor, Edu e Jajá.
Grêmio
Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e Bitello; Biel, Diego Souza e Elias.
Prováveis escalações para domingo, na Arena
Grêmio
Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva e Campaz (Bitello); Biel, Diego Souza e Guilherme (Ferreira).
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Brock; Wesley Gasolina, Neto Moura, Machado (Willian Oliveira) e Bidu; Chay, Bruno Rodrigues e Luvannor (Edu).