O Grêmio deve anunciar nos próximos dias a saída do zagueiro Rodrigues para o futebol dos Estados Unidos. O San Jose Earthquakes, que disputa a Major League Soccer (MLS), apresentou uma oferta pelo jogador e ajusta os últimos detalhes do negócio. O defensor será liberado por empréstimo com obrigação de compra. O clube estadunidense pagará US$ 500 mil e, posteriormente, US$ 1,2 milhão pela aquisição em definitivo. O jogador já ficou de fora da viagem a Campinas na última rodada da Série B, quando o Tricolor venceu os paulistas.
Após o jogo, o técnico Roger Machado falou que o Grêmio não buscará uma reposição para a posição e que o clube gaúcho apostará nos jogadores que já estão no elenco para a temporada. Com a saída de Rodrigues, ele terá à disposição os zagueiros Geromel, Bruno Alves e Natã. Kannemann não tem previsão de volta após sofrer atraso na recuperação de lesão muscular. Além dos quatro que são frequentadores das listas de relacionados, o garoto Heitor, 22 anos, ainda pode ganhar oportunidades na zaga e Lucas Leiva pode ser improvisado no setor.
Confira as opções de Roger:
Geromel
Vem sendo um dos melhores jogadores do Grêmio na disputa da Série B. A sua história no clube dispensa comentários. Além de capitão da equipe, conquistou inúmeros títulos com a camisa gremista. Geromel tem taça da Libertadores, da Copa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e cinco do Campeonato Gaúcho. Nesta temporada, jogou 22 das 23 partidas do Grêmio na competição de pontos corridos.
Bruno Alves
Chegou justamente para preencher a lacuna de Kannemann na defesa, que se recuperava de lesão. Com a ausência do argentino durante boa parte do ano, tornou-se a dupla de Geromel na defesa gremista. É um jogador experiente, com passagem por outros clubes brasileiros, como São Paulo e Fluminense.
Kannemann
Assim como Geromel, é um dos maiores ídolos recentes da história do Grêmio. Apesar disso, desde 2021, vem convivendo com lesões que o tiraram de grande parte dos jogos recentes — nesta temporada e na anterior. Deve ficar à disposição de Roger Machado a partir da segunda metade de agosto.
Natã
Cria da base gremista, o zagueiro de 21 anos ganhou notoriedade e foi chamado por Roger Machado após fazer um bom Campeonato Gaúcho com a equipe do Aimoré. Desde que retornou ao clube, fez três partidas com a camisa do Tricolor — duas pela Série B e uma pela Recopa Gaúcha.
Heitor
Jogou duas partidas ainda no começo do Gauchão, quando o Grêmio estava com uma equipe recheada de jovens jogadores. O atleta de 22 anos tem atuado com o time de transição do Tricolor na disputa do Brasileirão de Aspirantes. É considerado um zagueiro rápido.
Lucas Leiva
Contratado como o principal nome da janela de transferências do Grêmio, o meio-campista, em caso de necessidade, pode ser improvisado na defesa. Isso já ocorreu em outras oportunidades no passado, quando defendia o Liverpool e foi utilizado pelo técnico alemão Jurgen Klopp. Além de bom passe, é uma das principais lideranças do elenco gremista.