A última vez que o Grêmio deixou uma partida da Série B derrotado foi no dia 8 de maio, quando perdeu para o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Desde então, são 12 jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e sete empates pela competição que garante o acesso para a primeira divisão do ano que vem. Com 32 pontos, o Tricolor não tem mais chances de deixar o G-4 da competição até o fim do primeiro turno.
Após a vitória contra o Tombense por 3 a 0, na Arena, na tarde deste sábado (16), o técnico Roger Machado admitiu que o time passou por uma fase de instabilidade, mas comemorou o momento vivido pelo Grêmio na temporada.
— Sempre olhamos para frente, nunca olhamos para trás. Se a gente fizer uma comparação das divisões, temos uma pontuação de no máximo segundo colocado. Dois times decolaram muito cedo no campeonato. Temos quase 60% de aproveitamento. A pressão externa, internamente, sentimos pouco porque a direção estava passando tranquilidade. Embora o início tenha sido instável, o trabalho ia seguir. Agora não dá para dizer que vai ter mais tranquilidade, mas o cenário é de otimismo. Estamos conciliando boas atuações com resultados.
Essa foi a segunda partida que Ferreira começou como titular desde que se recuperou de lesão e passou por cirurgia. A entrada do camisa 10 na equipe ajudou o Tricolor a mudar de patamar no campeonato.
— É a característica do jogador. Esse momento que a gente encontrou o equilíbrio é o momento que tivemos vários jogadores com uma grande relação com a bola, o Diego (Souza) fica mais no jogo. A qualidade do Ferreira ninguém tem dúvida. Ele tem muita vitória pessoal, permite que se coloque mais jogadores perto da bola. Biel foi bem também. Campaz hoje conseguiu cair para os dois lados, para a gente foi o melhor jogador da partida. Isso vai dando mais equilíbrio em ambos os lados. Construímos o resultado no primeiro, mas não afrouxamos no segundo, mostramos o respeito pelo adversário.
Com o resultado, a equipe de Roger Machado chegou aos 32 pontos e assumiu a terceira posição na tabela, mas ainda pode ser ultrapassada pelo Bahia. No fechamento do turno, o Grêmio viaja até Brusque para enfrentar os donos da casa. A equipe não tem mais chances de sair do G-4 até o final das 19 partidas iniciais.