Demorou 18 rodadas, mas o Grêmio passou a jogar a Série B como se esperava. Sem dificuldades, o Tricolor goleou o Tombense por 3 a 0 na tarde deste sábado (16) na Arena. O resultado construído ainda no primeiro tempo deixa a equipe no terceiro lugar provisoriamente, com 32 pontos, dependendo do resultado do jogo entre Bahia e Guarani. A vantagem para o quinto lugar também aumentou e passou para seis pontos. O Sport é o primeiro time fora do G-4, com 26 pontos.
Roger repetiu pela primeira vez o time na Série B para o jogo de sábado. Com a mesma escalação utilizada na vitória sobre o Náutico, o Grêmio deu sequência na boa impressão deixada pela última atuação. A equipe mostrou velocidade com a bola nos pés e fôlego para pressionar a saída de bola dos adversários.
A melhor chance no início da partida foi do Tombense. Em contra-ataque, os mineiros pararam em grande defesa de Gabriel Grando. Ciel recebeu na pequena área, sem marcação, e o goleiro gremista soube posicionar o corpo para prender a bola junto ao gramado. O Grêmio, no entanto, foi mais efetivo. Campaz e Biel tabelaram com estilo pelo lado direito do campo. O camisa 17 cruzou e a bola bateu na mão de Joseph.
Pênalti marcado sem hesitação pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. E convertido com categoria por Diego Souza. O centroavante mandou a bola no canto direito e o goleiro Felipe Garcia caiu para o lado esquerdo.
Com o jogo sob controle. o Grêmio encontrou o segundo gol sem muita resistência do Tombense. Ferreira deu um lindo drible de corpo no meio do campo e disparou em direção à área. O camisa 10 lançou a bola buscando Diego Souza, mas foi Biel quem fez o desvio de cabeça. A bola sobrou livre para Bitello finalizar e marcar o gol.
Grêmio goleou o Tombense em ritmo de treino
Confira na coluna
Mesmo com o domínio, o Grêmio seguiu pressionando. Campaz recuperou a bola perto da área e quase que Diego Souza marcou o terceiro em chute por cobertura. A pressão da marcação na saída de bola seguia criando situações de gol para o time de Roger Machado.
Em mais uma bola recuperada, Diego Souza recebeu entre os zagueiros. No momento da finalização, o centroavante foi derrubado e o juiz marcou a penalidade. Mais uma vez, sem chances para Felipe Garcia. Goleada construída no primeiro tempo e aplausos da torcida pela atuação inspirada.
O Tombense ameaçou descontar em chute de fora da área. Grando esperava um desvio, mas a trajetória da bola quase surpreendeu o goleiro. Mesmo assim, foi possível realizar a defesa sem maiores dificuldades. Biel e Ferreira quase ampliaram a vantagem. Após combinação entre a dupla, o ex-atacante do Fluminense recebeu livre na área e tentou ganhar do goleiro com uma finalização em curva. Mas Felipe Garcia conseguiu defender usando o pé.
Em mais um ataque perigoso, Campaz quase marcou. Bitello disparou pelo lado esquerdo e rolou para o camisa 7 finalizar. O goleiro da Tombense salvou e Biel desperdiçou no rebote. A vantagem permitiu a Roger Machado observar Pedro Lucas em uma situação favorável. O meia entrou no lugar de Campaz e quase marcou um golaço em cobrança de falta. O ritmo ficou sob o controle gremista até o final da partida. Agora resta o Brusque, em Santa Catarina, na próxima terça-feira para encerrar o primeiro turno da Série B.
Ficha técnica
GRÊMIO 3x0 TOMBENSE
Série B - 18ª rodada - 16/7/2022
GRÊMIO
Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Bitello (Lucas Silva, 30'/2ºT), Biel (Janderson, 19'/2ºT), Campaz (Pedro Lucas, 19'/2ºT) e Ferreira (Gabriel Silva, 30'/2ºT); Diego Souza (Emerson, 38'/2ºT). Técnico: Roger Machado.
TOMBENSE
Felipe Garcia; David (Genilson, 28'/1ºT), Joseph, Roger Carvalho e Manoel; Rodrigo, Zé Ricardo e Everton Galdino; Kleiton, Keké (Renatinho, 30'/2ºT) e Ciel (Ítalo Henrique, 16'/2ºT). Técnico: Bruno Pivetti.
Gols: Diego Souza, aos 12 e 44, e Bitello aos 32 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Campaz (G); Roger Carvalho (T)
Local: Arena do Grêmio
Público e renda: 24.093 (22.655 pagantes). Renda: R$ 859.804,00
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Próximo jogo
Série B - 19ª rodada
19/7/2022 - 19h
Brusque x Grêmio