O duelo entre Brusque e Grêmio, que encerra o primeiro turno da Série B, é aguardada como um acontecimento histórico para a cidade catarinense. A manchete do jornal O Município dá o tom sobre a expectativa do confronto desta terça-feira (19): "Jogo grande".
No texto, a reportagem traça um paralelo sobre a campanha do clube que disputa pela segunda temporada consecutiva a segunda divisão nacional. A projeção é de que, mesmo que vença o Tricolor, o time comandado por Luan Carlos estará com um ponto a menos do que havia conquistado na metade inicial do campeonato do ano passado.
Porém, na coluna de opinião assinada pelo jornalista João Vitor Roberge, intitulada de "Expectativa x Realidade", há uma análise sobre o time que não vence há duas rodadas: "O Brusque não tinha obrigação de vencer o CRB, não tinha obrigação de vencer o Novorizontino e não tem a obrigação de vencer o Grêmio", escreveu ele.
Por fim, ao projetar o jogo desta 19ª rodada, o jornalista argumenta que o adversário gaúcho é superior e favorito: "Contra o Grêmio, que não perde desde 8 de maio e só sofreu cinco gols em 18 jogos, o que vier é lucro. Que seja o Brusque que luta, se entrega e honra a camisa, para tentar um novo marco na história recente do clube".
Atualmente, o clube catarinense ocupa o 12° lugar na tabela de classificação, com 21 pontos — dois a mais que o CSA, que abre a zona de rebaixamento.