Consolidado no G-4 da Série B, o Grêmio enfrenta o Bahia, neste domingo (3), pela 16ª rodada da competição nacional. Na tabela de classificação, o Tricolor é o quarto, com 25 pontos conquistados.
O melhor e o pior cenários para o time do técnico Roger Machado não envolvem ganho ou perda de posições. Independentemente do resultado na Arena Fonte Nova, a equipe gaúcha permanecerá onde está.
Em caso de vitória, o Grêmio chegaria aos 28 pontos e igualaria a pontuação do Bahia, atual terceiro colocado, deixando o rival ao alcance na próxima rodada. Além disso, se o Vasco tropeçar, a distância para o vice-líder do campeonato também diminuiria. O líder Cruzeiro já entrou em campo e venceu o Vila Nova, por 2 a 0, no Mineirão.
Outra consequência diz respeito a vantagem para o primeiro clube fora do G-4. Hoje em quatro pontos, ela poderia aumentar para até sete. Para isso, além do triunfo em Salvador, o Tricolor terá de secar os adversários que vêm logo atrás, especialmente Sport e Tombense.
Por outro lado, em caso de derrota, os gaúchos se afastariam ainda mais dos três primeiros . O Bahia, com três pontos a mais, passaria a ter seis pontos na frente. O quinto lugar, que no momento está quatro pontos atrás, poderia atenuar a desvantagem para apenas um.