Biel pode ganhar uma nova posição no time do Grêmio. Após o jogo contra o Náutico, na última sexta-feira, quando o Tricolor venceu os pernambucanos, o técnico Roger Machado admitiu que pode testar o garoto em uma outra função da equipe.
Com Campaz sem estabilidade nas atuações, o treinador gremista pode usar o meia-atacante emprestado pelo Fluminense como articulador do time.
Além disso, Pedro Lucas, promessa da base gremista, vem ganhando oportunidades, mas ainda não conseguiu se firmar no elenco principal. Roger falou sobre isso após a vitória na Arena pela 16ª rodada.
— Já usei o Biel assim no Fluminense, por trás do centroavante. Não é um 10 articulador. É um jogador que tem uma boa entrelinha, consegue receber a bola numa zona mais poluída e virar de frente para a linha. Não é um articulador, mas com uma taxa de trabalho muito grande. Quando se desprende do lado pra dentro, consegue fazer isso. Precisamos saber se com a frequência, jogando ali, vai conseguir jogar de dentro pra dentro ou dentro pra fora. É o mínimo detalhe, mas pode fazer uma diferença muito grande — declarou o treinador gremista.
Abaixo, a opinião de quatro jornalistas sobre a nova função do camisa 17 gremista:
Diogo Olivier, comentarista do Grupo RBS
É uma alternativa para emergência. O técnico busca encontrar alternativas diferentes dentro do plantel, mas não é a opção mais adequada para jogar por ali no 4-2-3-1, por exemplo. Não acho que seja a melhor opção. Acho que para o Grêmio seria melhor dar mais oportunidades para o Pedro Lucas. Biel não é o jogador ideal para fazer essa função. Ele é atacante de lado.
Sérgio Xavier Filho, comentarista dos canais SporTV
Acho que isso pode ser um quebra-galho. Para esse elenco atual, com alternativas de qualidade reduzidas, ok. Mas Biel não é jogador de força, não tem um arremate infalível. Se bem marcado, e o Náutico não é parâmetro pra isso, pode ser anulado. Ao menos nessa fase de desenvolvimento, e Biel é muito jovem, falta força e capacidade pra tomar as melhores decisões. Seu forte é a velocidade, nos extremos costuma ser mais fácil para utilizar essa característica.
Marcelo Raed, comentarista dos canais SporTV
Biel não é um organizador de jogo, mas tem algumas características boas para o último terço do campo, como a mudança de direção, dinâmica, e uma boa entrada na área. Ele sempre foi mais um construtor do que um atacante, mesmo jogando pelo lado. O teste é válido e pode funcionar, mesmo que não seja algo definitivo.
Luciano Périco, narrador do Grupo RBS
Não considero Biel uma solução para os problemas de criação para o meio-campo do Grêmio. Vejo ele mais como um homem de ataque. Como Benítez está fora de combate e Campaz não dá uma resposta efetiva, Biel até pode quebrar galho. Mas penso que a chance deveria ser para Pedro Lucas. Com ambiente favorável depois da vitória sobre o Náutico, era um bom momento para dar uma oportunidade para o guri. Ele é um articulador.