Com o sistema com três zagueiros fixado no Grêmio, o técnico Roger Machado pode começar a mudar os jogadores por critério técnico. Na avaliação do treinador, a primeira troca pode ser na ala esquerda por características. Diogo Barbosa, que há pouco se recuperou de lesão muscular, pode ganhar a vaga de Nicolas.
No empate sem gols com o Vasco, no Rio de Janeiro, o treinador testou a modificação nos últimos 26 minutos. Ele sacou Nicolas, que era o único testado na posição, para a colocação do então reserva, que estava lesionado durante a utilização da formação.
— A opção pelo Diogo, que é um jogador que para esse sistema, talvez tenha mais características que o Nicolas, já que é um atleta mais leve, produz mais em jogo combinado ou de vitória pessoal no terço final. A gente naturalmente vai ter mais jogadas de linha de fundo e cruzamento pela estrutura do sistema — resumiu Roger.
Os treinamentos serão decisivos na questão. Serão três atividades até o jogo da próxima rodada, na terça-feira (7), na Arena, às 21h30min, contra o Novorizontino-SP.
O camisa 30 conta com os números na temporada a seu favor: são sete assistências e dois gols marcados. Já Diogo Barbosa, contratado em 2020, jamais se firmou como titular e ainda conta com a resistência de alguns torcedores pelo seu desempenho.
No atual momento, a direção trata de tentar respaldar elenco e comissão técnica de eventuais críticas. Atletas como Thiago Santos e Benítez foram defendidos publicamente na última noite (2) pelo vice de futebol Dênis Abrahão.