A escalação com Edílson, Kannemann e Thiago Santos deu mais experiência ao time titular do Grêmio que entrou em campo no São Januário e ficou no empate em 0 a 0 com o Vasco. Para a direção gremista, eles também ajudaram a mudar a postura na equipe na Série B.
— Hoje parece que nós estreamos na Série B. Tivemos atitude e comportamento, com jogadores com comprometimento e pegada, jogando o jogo como deve ser. Hoje nós conseguimos resgatar o nosso torcedor em função da nossa atitude. Pressão, raça, garra e determinação. O torcedor merece o que o Grêmio apresentou hoje — disse Denis Abrahão, valorizando as mudanças promovidas por Roger Machado:
— Eu acredito que o Thiago Santos é um jogador talhado para esse tipo de competição. Benítez pifou duas vezes, é um jogador diferente. Nós precisamos ter variações. Eu saio como vitorioso? Absolutamente, não. Mas a mudança de atitude nos conforta, nós vamos colher os pontos ali na frente.
O quarto empate seguido faz o Grêmio permanecer mais uma rodada fora da zona de classificação para a Série A. Como os demais concorrentes ainda jogam na rodada, a diferença para o G-4 pode aumentar. Contudo, Abrahão pregou cautela para a condição atual gremista na tabela:
— Temos que examinar o contexto geral da competição. Não estou preocupado em entrar no G-4 agora, estou preocupado em somar pontos. O Grêmio enfrenta todos os candidatos ao acesso fora de casa no primeiro turno. Eu nunca duvidei que nós passaríamos a ter essa pressão. Estou preparado para tomar as pancadas, sim. E, daqui para frente, o nosso jargão é esse. Nós vamos jogar com muita atitude e determinação.
O Grêmio volta a atuar pela Série B na próxima terça-feira (7), às 21h30min, diante do Novorizontino, na Arena. Conforme os dirigentes gremistas, na expectativa de contar com um público maior, o clube irá solicitar a antecipação do horário do jogo para CBF.