Um duelo de grandezas diferentes: assim têm sido os confrontos da Recopa Gaúcha desde que a competição foi criada. Embora o Grêmio esteja na Série B do Brasileirão, ainda assim, ocupa um patamar acima em relação ao Glória.
Isso não quer dizer, no entanto, que o time de Vacaria não mereça respeito e atenção. Afinal, trata-se do atual campeão da Copa FGF — título que credencia o clube do nordeste gaúcho à partida única, valendo taça, agendada para iniciar às 19h desta terça-feira (24).
Comandado pelo ex-atacante Alê Menezes desde setembro do ano passado, o Leão da Serra manteve a boa fase nesta temporada. Em fevereiro, pregou peça no Brasil-Pel, vencendo por 1 a 0 e derrubando-o da Copa do Brasil. Depois, é verdade, caiu diante do Vitória, em Salvador, derrotado por 2 a 0. Mas já avançou à segunda fase do torneio — algo que o Tricolor, por exemplo, não conseguiu, já que foi eliminado na estreia pelo Mirassol.
— Certamente, o destaque do Glória é o Tcharles, que joga de segundo atacante e é um dos remanescentes do título da Copinha. Fez o gol na final, no empate com o Novo Hamburgo. O meia Germano também, que neste ano tem muitas assistências, principalmente na bola parada, cobra um escanteio muito forte. Mas o Tcharles estava jogando o Campeonato Catarinense (pelo Juventus Jaraguá), voltou para jogar a Copa do Brasil, acabou ficando e vai ajudar muito até o final do ano. Ele é voluntarioso, corre e marca. É um jogador muito completo — afirma Neto Ferreira, narrador da Rádio Fátima, de Vacaria.
Aliás, os duelos pela competição nacional serviram para impulsionar ainda mais o sonho de voltar à elite do futebol gaúcho. Até o último sábado (21), a equipe liderava o Grupo A da Divisão de Acesso, com 16 pontos, com quatro vitórias e quatro empates. Então, veio a primeira derrota no torneio — 3 a 1 para o Veranópolis —, que custou, além da invencibilidade, e o primeiro lugar na tabela.
— O Glória estava jogando com dois zagueiros, mas como foi jogar fora de casa e era uma disputa pela liderança da chave, acho que o Alê usou esse jogo como preparação para o jogo de amanhã (terça-feira). Jogou mais fechado, com três zagueiros e dois volantes, sem tanta criatividade, e abdicou de atacar. Acredito que vai ser da mesma forma com o Grêmio que, apesar de usar o time alternativo, é superior ao Glória— comenta Neto Ferreira.
O time que entrará em campo será definido em último treino na tarde desta segunda (23), com os portões do Estádio Altos da Glória fechados. Se a intenção for repetir a estratégia usada em Veranópolis, a equipe jogará com: Samuel; Douglas, Igor e Manolo; Marcão, Vacaria, Baggio, Germano e Vitor; Tcharles e João Paulo. Se a opção for desmanchar o trio de zaga, Manolo poderá dar lugar ao volante Rafael Gelatti ou ao meia Luiz Carlos.