O zagueiro Bruno Alves é um dos principais trunfos do técnico Roger Machado para adotar o esquema 3-5-2 no Grêmio. Polivalente, o defensor já atuou em todas as funções possíveis da linha de três nos tempos de São Paulo e está cotado para ser o líbero gremista se a nova formação for adotada.
Contratado pelo tricolor paulista em 2017, a pedido do técnico Dorival Júnior, Bruno Alves atuou no 3-5-2 em basicamente dois momentos da sua trajetória no Morumbi: em 2018, com o próprio Dorival e sob o comando do uruguaio Diego Aguirre, e em 2021, com os técnicos Hernán Crespo e Rogério Ceni.
Em 2018, quando se firmou como titular do São Paulo, Bruno Alves atuou na maioria das vezes como líbero, em um esquema que tinha Anderson Martins como zagueiro pela direita e Arboleda pelo lado esquerdo da defesa.
Já em 2021, com Crespo e Rogério Ceni, o zagueiro atuou em todas as posições possíveis da zaga, tanto no 4-3-3 como no 3-5-2, intercalando jogos com Miranda, Léo, Diego Costa e Arboleda.
— O Bruno Alves atuou em diversas oportunidades na linha de três, pelo lado direito, pelo lado esquerdo e em muitas oportunidades como líbero, com diversos treinadores diferentes. Pela idade, pelo momento da carreira e por estar acostumado, imagino que seria mais confortável para ele jogar como líbero — opina o jornalista Ivan Drago, setorista do São Paulo na Rádio Transamérica.
Internamente, a comissão técnica do Grêmio avalia que a experiência de Bruno Alves no 3-5-2 será importante para a adaptação da defesa ao novo esquema. Como Kannemann está consolidado como zagueiro pela esquerda, a dúvida seria o posicionamento de Bruno Alves e de Pedro Geromel: um jogaria pela direita e outro seria o líbero, centralizado.
Roger definirá a equipe para o jogo contra o Vila Nova nos treinos de quinta (27) e sexta-feira (28), antes da viagem a Goiânia. Uma provável escalação tem: Brenno; Geromel, Bruno Alves e Kannemann; Edílson, Villasanti, Lucas Silva (Campaz), Bitello e Nicolas; Biel e Diego Souza.
O jogo no Estádio Serra Dourada está marcado para o domingo (30), às 16h.