O Grêmio terá uma dura missão para voltar a vencer pela Série B: o Ituano, o atual Campeão do Interior de São Paulo. A equipe, que acumula também o título da Série C de 2021, tenta a vitória diante do Tricolor para ingressar no G-4 da competição. Além de um elenco experiente, o time conta com um ex-gremista que esteve no grupo campeão da América em 2017, o volante Kaio.
Depois da derrota para o Novorizontino-SP por 2 a 1, na última rodada, o técnico Mazola Júnior, que completará no próximo mês um ano no cargo deve alterar apenas um peça: promover o retorno de Cleberson, ex-Juventude, ao sistema defensivo para a saída do jovem Bernardo. O restante da formação deve ser a mesma.
Os principais destaques são: Rafael Elias, que deixou para trás o apelido Papagaio, quando surgiu na base do Palmeiras. Já passou por Goiás, Atlético-MG e Cuiabá, mas agora no interior paulista é tido como a principal referência ao lado do experiente Gérson Magrão, de 36 anos. Além da dupla, o time titular conta com Aylon, ex-Inter, autor de dois gols já na segunda divisão.
Conhecidos do torcedor gremista estão dois atletas: Calyson, de 29 anos, meia-atacante revelado pelo Tricolor, que deixou Porto Alegre em 2013, sem conseguir vingar nos profissionais, e Kaio, mais conhecido, que fez parte do elenco campeão da América em 2017.
O meio-campista, que está com 27 anos, chegou a Itu em 2021. Revelado pelo Grêmio em 2016, ele seguiu na Arena até 2019. Logo, participou das conquistas de Copa do Brasil e Libertadores. Em algumas partidas, assumiu a braçadeira de capitão do time de Mazola Júnior.
A tendência de formação para o duelo de segunda-feira (16) tem: Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Cleberson e Roberto; Rafael Pereira, Kaio, Lucas Siqueira e Gérson Magrão; Aylon e Rafael Elias. A promessa é de um confronto complicado.
— O Ituano tem um time a ser respeitado. Não temos um grupo tão capacitado ou quantitativo como o Grêmio tem. Temos um time com jogadores experientes na competição, atletas que estão conosco desde dezembro do ano passado — disse Mazola Júnior em entrevista ao programa Esporte e Cia da Rádio Gaúcha na madrugada desta quinta-feira (12):
— O Grêmio vai ter um jogo difícil aqui em Itu.
De acordo com a imprensa local, a média do clube se aproxima a 2 mil torcedores em torneios nacionais. O treinador acredita que o porte do adversário pode aumentar a procura por ingressos.
— A torcida do Ituano gosta de um jogo bom, contra um adversário bom. A torcida deve comparecer em um bom número sim — disse o técnico.
Em 2022, são 10 jogos como mandante e apenas uma derrota: para o Corinthians, por 3 a 2, pelo Paulistão. No Estadual, após classificação para a fase classificatória, a equipe foi desclassificada para o Palmeiras, fora de casa. Com a ida para o torneio do Interior, o título foi conquistado, embalando para a campanha na Série B. Atualmente, o clube é o nono colocado com oito pontos. Em caso de vitória diante do Tricolor, com uma série de resultados paralelos, o G-4 pode ser alcançado na próxima semana.