Após o pentacampeonato do Gauchão, o Grêmio encara a partir do próximo sábado (9) a sua principal missão da temporada 2022: retornar à Série A.
Diante da Ponte Preta, em Campinas, o Tricolor estreia no Brasileirão Série B. Na ordem dos confrontos, GZH detalha a preparação e as características dos rivais na competição.
Ponte Preta
Hélio dos Anjos assumiu o cargo de técnico da Ponte Preta no final de fevereiro, porém não conseguiu evitar a queda da equipe no Paulistão. A Macaca foi rebaixada após 23 anos e agora vai amargar os prejuízos financeiros do descenso para a Série A2. Nos bastidores, o clube trabalha na reformulação do grupo. Uma das prioridades é a manutenção do atacante Lucca, autor de 60% dos gols do time no Estadual, embora ele seja cobiçado por equipes da Série A. O lateral-esquerdo Artur, ex-Inter e Brasil-Pel, é um dos reforços do time.
Chapecoense
Rebaixada no ano passado, assim como o Grêmio, a Chapecoense chega para a Série B como uma incógnita. O time foi eliminado pelo Concórdia nas quartas do Catarinense e para o Moto Club-MA na Copa do Brasil. O mau início causou a demissão de Felipe Conceição e o novo técnico contratado foi Gilson Kleina, experiente na competição. Entretanto, o clube não deve realizar grandes investimentos. Um dos reforços confirmados foi o atacante Luizinho, destaque do Brasil-Pel no Gauchão.
Guarani
Sexto lugar na Série B do ano passado, o Guarani chegou até a última rodada brigando pelo acesso. Apesar da frustração, o time optou pela manutenção do técnico Daniel Paulista e fez um bom Paulistão, sendo eliminado nos pênaltis pelo Corinthians, nas quartas de final, fazendo um jogo equilibrado. Paulista está prestigiado e tem a oportunidade de quebrar marcas de número de jogos e vitórias de Umberto Louzer e Vadão, técnicos de passagens marcantes na história recente do clube. A renovação de contrato do meia Giovanni Augusto, artilheiro do time na temporada, é uma das principais movimentações do clube para o ano.
Operário-PR
Semifinalista do Campeonato Paranaense, o Operário caiu nos pênaltis para o Maringá, após um 0 a 0 no tempo normal. Embora a eliminação, o técnico Claudinei Oliveira considerou satisfatória a participação do clube no Estadual. A principal contratação para a Série B é o goleiro Vanderlei, ex-Grêmio, que estava no Vasco.
CRB
Na semifinal do Alagoano, o CRB define nesta quarta-feira (6) uma vaga na decisão diante do CSA, seu principal rival, que venceu o jogo de ida por 1 a 0. Aos 36 anos, Maicon é a principal figura da equipe. Em busca de recuperar a melhor forma física, ele já participou de três jogos na temporada. O Clássico das Multidões foi o primeiro como titular. O Galo da Pajuçara, comandado por Marcelo Cabo, também chegou até as semifinais da Copa do Nordeste, sendo eliminado pelo Sport.
Cruzeiro
A Raposa chega em seu terceiro ano seguido de Série B em um momento diferente. Agora o Cruzeiro é um clube-empresa e tem um dono: Ronaldo Fenômeno. Nesta temporada, o time ficou com o vice-campeonato Mineiro, perdendo a decisão para o Atlético-MG, e está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, quando enfrentará o Remo. O atacante Edu, ex-Brusque, é o artilheiro da equipe, com 10 gols.
Ituano
Eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final do Paulistão, o recém-chegado Ituano ficou com o título do interior no Estadual. O êxito foi conquistado com um 3 a 0 sobre o Botafogo-SP. O gaúcho Aylon é um dos destaques da equipe comandada pelo técnico Mazola Júnior, que no ano passado sagrou-se campeã da Série C.
Criciúma
De volta à Série B, o Tigre vive uma temporada atípica, já que pouco atuou nestes primeiros meses do ano. No ano passado, o Criciúma foi rebaixado no Catarinense, e a Divisão de Acesso começa apenas no segundo semestre. Sendo assim, o empate em 0 a 0 com o Nova Iguaçu-RJ e a derrota para o Goiás por 1 a 0, que causou a eliminação na Copa do Brasil, foram os únicos jogos da equipe. Cláudio Tencati é o técnico e Marquinhos Gabriel o principal reforço.
Vila Nova
Rival do Fluminense na terceira fase da Copa do Brasil, o Vila Nova foi semifinalista do Campeonato Goiano, eliminado pelo campeão Atlético-GO. Higo Magalhães, ex-atleta do clube, é o técnico. Wagner, ex-Cruzeiro e Juventude, comanda o meio-campo aos 37 anos. O colorado goiano também conta com Victor Andrade, ex-Santos, no ataque.
Vasco
O time de São Januário é cotado para ser um dos principais rivais do Grêmio pelo acesso à Série A. Sob o comando de Zé Ricardo, foi semifinalista do Campeonato Carioca, eliminado pelo Flamengo. A equipe comandada por Zé Ricardo fechou recentemente com Carlos Palacios, do Inter, e Erick Farias, do Ypiranga. Eles serão a companhia no ataque de Raniel.
Novorizontino
Um dos times que subiram no ano passado, o Novorizontino foi uma decepção no Paulistão, sendo rebaixado com apenas três pontos em 15 partidas. Uma das vítimas da má fase foi Luis Carlos Goiano, ex-jogador do Grêmio, que perdeu o cargo de gerente executivo. Para Série B, os paulistas estão no mercado buscando novos reforços. Já assinaram com o clube o lateral-direito Felipe Albuquerque, ex-Tricolor, Ligger e Diego Torres.
Sport
Vice-campeão da Copa do Nordeste, o Sport foi um dos times rebaixados à Série B junto com o Grêmio, no ano passado. A equipe agora é comandada pelo ex-goleiro Gilmar Dal Pozzo e está nas quartas do Pernambucano para enfrentar o Salgueiro. Pegador de pênaltis, o goleiro Maílson é destaque. O meia Denner, ex-Juventude, é uma das apostas no meio-campo.
Sampaio Corrêa
Campeão do primeiro turno do Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa quer logo encaminhar também o título do segundo turno para evitar jogos da finalíssima concomitantes ao calendário da Série B. Com o comando de João Brigatti, o Bolívia Querida foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste e na segunda fase da Copa do Brasil. O novo técnico é Léo Condé, de passagem destacada pelo clube há dois anos.
CSA
Semifinalista do Alagoano, o CSA enfrenta o CRB nesta quarta-feira, com a vantagem do empate para chegar à decisão, após vencer o jogo de ida por 1 a 0. Na Copa do Nordeste, o time de Mozart Santos caiu nas quartas de final para o Sport. O centroavante Rodrigo Rodrigues, com sete gols na temporada, é o destaque do time.
Londrina
Ao enfrentar o Londrina, o Grêmio terá pela frente um de seus ídolos. Adilson Batista, o Capitão América, é quem comanda o Tubarão. Ele substituiu Vinicius Eutrópio, que perdeu o cargo quando o LEC foi eliminado para o Ceilândia na Copa do Brasil. Nas quartas de final do Campeonato Paranaense, o time caiu nos pênaltis para o Athletico-PR. O extrema Douglas Coutinho, autor de quatro gols na temporada, é o destaque do time.
Bahia
Guto Ferreira não conseguiu evitar o rebaixamento do Bahia no ano passado, porém ganhou credibilidade da diretoria e permaneceu no comando do clube para esta temporada. Com o elenco reformulado, o time ficou de fora das quartas de final da Copa do Nordeste. Por ter sido campeão do Regional no ano passado, o clube estreia na terceira fase da Copa do Brasil diante do Azuriz-PR. Remanescente, o colombiano Hugo Rodallega é o destaque do time, com 12 gols em 13 partidas.
Náutico
O Timbú empolgou seu torcedor ao realizar um grande primeiro turno no ano passado, porém uma queda na reta final da competição tirou o acesso das mãos do clube. Para este ano, o Naútico deseja construir história diferente na Série B. Nas competições regionais, o clube foi semifinalista em ambas, caindo para o Santa Cruz no Pernambucano e Fortaleza no Nordestão. O técnico Felipe Conceição ainda aguarda reforços. O jovem meia Junior Carpina, formado pelo clube, é um dos destaques na temporada com cinco gols.
Tombense
Recém chegada na divisão, a Tombense começa a Série B com o problema de ter de atuar fora de casa. O Almeidão não cumpre todas as exigências de segurança da CBF e, portanto, o Gavião Carcará terá de atuar em Muriaé, cidade vizinha. De lá o clube leva boas lembranças, como o título da Série D, em 2014, contra o Brasil-Pel. Na Copa do Brasil, o time do interior mineiro está na terceira fase, após passar por Icasa e Moto Club. No Estadual, a equipe caiu na primeira fase, mas levou o título do interior (Taça Inconfidência) ao vencer o Democrata.
Brusque
Junto ao Grêmio, o Brusque é uma das equipes da Série B que conquistou o Estadual nesta temporada. No último final de semana, o time de Waguinho Dias superou o Camboriú após dois empates e levou a taça do Campeonato Catarinense. Com 10 gols na temporada, o atacante Alex Sandro é um dos principais nomes do time. O Brusque pode fechar em breve a contratação do lateral-direito Pará, ex-Grêmio.