Se a comissão técnica do Grêmio se baseou nas três primeiras rodadas da Série B para projetar o duelo com o Operário-PR, é bom estar preparada para surpresas. A equipe paranaense deve ter mudanças de nomes e sistema tático para esta quarta-feira (27).
Depois de repetir a mesma escalação no empate com a Tombense, na vitória sobre a Ponte Preta e na derrota para o Náutico, o técnico Claudinei Oliveira estuda mudanças no time.
O principal motivo é o desgaste físico, já que os paranaenses atuaram no último domingo (24), em Recife, e, no próximo sábado (30), terão de ir ao Maranhão para enfrentar o Sampaio Corrêa. Todas as possíveis variações foram trabalhadas na tarde desta terça (26), com portões fechados, no Estádio Germano Krüger, palco da partida.
— O Grêmio jogou na quinta-feira, já treinou e está com jogadores 100% recuperados, e a gente tem que fazer o que Náutico fez, que é jogar o jogo da vida, nos doarmos ao máximo e contar com o apoio do torcedor. A gente teve bons resultados em casa e boas atuações, vínhamos de quatro pontos em dois jogos. Agora a derrota nos jogou para baixo e temos de voltar a vencer. Precisamos passar confiança aos atletas para que a gente possa vencer o Grêmio e voltar ao G-4, que é onde temos de ficar — avaliou Claudinei após levar 2 a 0 no Estádio dos Aflitos.
Conforme especulado pela imprensa local, há a chance do zagueiro Thales, cria da base do Inter, ganhar descanso nesta rodada, com Alemão entrando na defesa. Outra possibilidade é o atacante Felipe Garcia, ex-Pelotas e Brasil-Pel, dar lugar a Júnior Brandão.
Outra possibilidade é povoar o meio-campo e melhorar a marcação. Assim, o meia Marcelo, recuperado de virose, ingressaria no lugar de um dos atacantes, alterando o sistema do 4-3-3 para o 4-4-2.
Pedido pela torcida, o atacante Felipe Saraiva deve continuar sendo guardado para o segundo tempo, sendo visto pelo treinador como "jogador mais agudo do elenco".
Uma provável formação do Operário-PR para encarar o Grêmio teria: Vanderlei; Arnaldo, Thales (Alemão), Reniê e Fabiano; André Lima, Fernando Neto, Reina, Marcelo (Thomaz), Felipe Garcia (Júnior Brandão) e Paulo Sérgio.