Elkeson está prestes a ganhar condições de jogo para estrear pelo Grêmio. A diretoria foi informada de que a documentação que faltava para liberar o visto de trabalho do atacante foi enviada da China para Brasília na manhã desta quarta-feira (27). Agora, o clube depende do aval do governo federal para colocar o jogador em campo. A expectativa é de que isso ocorra antes de sábado (30), quando o Tricolor receberá o CRB, na Arena.
O atleta já teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF mediante uma inscrição provisória. No entanto, por ter se naturalizado chinês em 2019, ainda precisa de uma certidão negativa de antecedentes criminais para entrar em campo.
Conforme o clube gaúcho, o próprio jogador intercedeu junto ao governo chinês, já que o país voltou a viver sistema de lockdown devido à pandemia de covid-19, e o trâmite levaria mais alguns dias.
Com o envio da documentação, o departamento de futebol gremista iniciou contatos na capital federal para que o visto seja enfim carimbado.Enquanto isso, Elkeson permaneceu em Porto Alegre aprimorando a parte física.
O Grêmio entende que ele já teria condições, senão de atuar durante partida inteira, ao menos de ser utilizado em alguns minutos para pegar ritmo de jogo. O vínculo do jogador se estende até dezembro.