Embalado pela renovação de contrato de patrocínio com o governo de Alagoas, no qual vai receber R$ 2,5 milhões, o CRB, um dos adversários do Grêmio na Série B do Brasileirão, pretende contar com um pentacampeão gaúcho. A equipe alagoana tenta contratar o atacante Rildo, que perdeu espaço na fase final do Gauchão.
Depois de um bom começo de Estadual, quando atuou pelo time de transição nas duas rodadas iniciais, contra Caxias e Brasil-Pel, o jogador de 22 anos garantiu uma vaga no elenco principal e acabou sendo utilizado em mais 10 partidas, seis delas com Roger Machado. Na estreia do treinador, foi dele o segundo gol da goleada por 4 a 0 sobre o São Luiz. Num drible, livrou-se de dois marcadores e deslocou a bola do goleiro.
Contratado pelo Grêmio em 2017, Rildo foi um dos destaques do elenco vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020, derrotado nos pênaltis, na final, pelo Inter. A aparição, contudo, rendeu as primeiras chances no grupo principal. Foram poucos jogos até ser emprestado para o Brasil-Pel durante a Série B do ano passado.
As atuações do começo dessa temporada despertaram interesse de clubes como Athletico-PR, Bragantino e Cruzeiro, que chegaram a sondar sua situação. Vice-campeão gaúcho, o Ypiranga também monitorou o atacante, porém seu desejo é atuar na Série A ou B. A saída deverá ser por um empréstimo até o final do ano.
O contrato de Rildo com o Grêmio é válido até dezembro de 2023 e tem multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 255,7 milhões). Até o momento, ele vestiu a camisa gremista em 17 oportunidades e marcou um gol.