O início do Brasileirão Feminino terá um ingrediente a mais no Grêmio. Pelo terceiro ano seguido na elite, o time abre a competição vindo de uma decisão inédita à nível nacional, e com a conquista do vice-campeonato na Supercopa do Brasil. Fatores que criam uma nova perspectiva sobre o rendimento que a equipe comandada pela técnica Patrícia Gusmão pode apresentar em 2022.
Em meio à preparação para o primeiro jogo, diante do Cruzeiro, a comandante gremista concedeu entrevista à reportagem de GZH. Com um grupo praticamente novo, a meta é poder aprimorar o que o time apresentou na abertura da temporada.
— O entrosamento é uma parte fundamental, as atletas precisam se conhecer ainda mais. É uma competição muito equilibrada. Vamos pegar o Cruzeiro novamente, sabemos da qualidade. Vai ser um jogo muito difícil, principalmente por ser na casa delas. Esperamos fazer um grande jogo, sabendo que precisamos entrosar mais a equipe e aprimorar o setor ofensivo e defensivo, encarando cada partida como uma final. A expectativa aumenta depois do resultado na Supercopa — destacou a técnica gremista.
Em relação ao grupo de 2021, o time teve 16 saídas e a chegada de 11 reforços. A mais nova contratação está prestes a ser anunciada. Trata-se de Thaiane, ex-Fortaleza, que chega para reforçar a lateral direita, mas que também pode atuar como zagueira. O clube e a comissão técnica ainda buscam uma goleira, uma lateral-esquerda e uma centroavante.
Mesmo com a reformulação, o clube manteve atletas em potencial. A goleira Lorena e as meio-campistas Pri Back e Rafa Levis tiveram seus contratos renovados. Reserva de Raissa na temporada passada, Lorena foi o principal destaque na Supercopa. A dupla de meias já está consolidada no time titular, como peças essenciais para a base da equipe.
— O futebol feminino vem de uma evolução muito rápida. As atletas estão se valorizando muito, nem sempre vamos conseguir manter todas elas. A gente fica feliz de conseguir esses contratos mais longos com atletas importantes. Fizemos algumas contratações e montamos um grupo muito forte para esse ano de 2022 — pontuou Patrícia.
Fizemos algumas contratações e montamos um grupo muito forte para esse ano de 2022
PATRÍCIA GUSMÃO
Técnica das Gurias Gremistas
Pela quarta temporada seguida à frente do time, Patrícia Gusmão sofreu críticas dos torcedores, especialmente após a perda do título gaúcho na final contra o Inter. Questionada sobre o episódio, a treinadora afirmou que a opinião da torcida faz parte do ambiente do futebol, mas que vê o clube em maior equilíbrio, e que o trabalho segue visando títulos.
— Eu sei que faz parte. O treinador é um profissional que vai ser sempre muito cobrado, mas quem acompanha meu trabalho desde 2019 consegue ver uma evolução. Mesmo com todas as dificuldades, de um orçamento muito inferior do que em outras equipes do país, a gente tem conseguido fazer uma equipe mais competitiva. Em 2021, acredito que foi o ano em que conseguimos fazer um equilíbrio maior no clássico, tanto é que foi decidido nos pênaltis. O torcedor quer títulos assim como nós, que trabalhamos diariamente para isso. Este ano, por um detalhe, não levamos a final da Supercopa para os pênaltis em que poderíamos, talvez, levantar nosso primeiro título já iniciando a temporada. Mas, o trabalho está sendo desenvolvido dentro do clube - afirmou.