O Grêmio saiu em vantagem na final do Gauchão desta temporada. Jogando em Erechim, bateu o Ypiranga por 1 a 0 no Colosso da Lagoa e deu mais um passo em busca do pentacampeonato gaúcho. As duas equipes voltarão a campo no próximo sábado para decidirem o campeonato.
Como não há critério de desempate por gol marcado fora de casa, o time de Roger Machado precisa venceu ou até empatar para garantir o penta. Em caso de derrota por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. O Ypiranga só será campeão no tempo normal se vencer por dois ou mais gols de diferença.
Nos últimos confrontos mata-mata, o Tricolor tem um bom retrospecto quando abre a disputa com um resultado positivo. Neste mesmo Gauchão, bateu o Inter, no Beira-Rio, na primeira semifinal, e depois administrou a vantagem contra o Colorado na Arena, garantindo-se na final do campeonato.
Na temporada passada, o Grêmio também manteve essa escrita nos torneios em que disputou. Em quatro oportunidades, quando começou o duelo vencendo o primeiro jogo, conseguiu confirmar a classificação para a próxima fase — duas no Gauchão (Caxias e Inter) e duas na Copa do Brasil (Vitória e Brasiliense).
O Tricolor esteve perto de avançar nas oitavas da Sul-Americana em 2021, mas tomou a virada e acabou eliminado. Jogando contra a LDU-EQU, em Quito, venceu a primeira partida por 1 a 0, com gol de Léo Pereira. Na volta, apesar de sair na frente com Diego Souza, sofreu dois gols de Jordy Alcívar e deu adeus mais cedo à competição sul-americana.