A titularidade de Thiago Santos é contestada por torcedores do Grêmio, mas ele segue prestigiado junto aos dirigentes. O camisa 5 é apontado como um volante com característica defensiva e, por isso, segue com cartaz para brigar por posição na equipe. GZH apresenta o levantamento do rendimento da equipe com e sem o atleta.
O recorte foi realizado a partir da estreia do volante na equipe gremista em 16 de abril de 2021. Desde então, ele realizou 46 partidas pelo Tricolor e obteve 21 vitórias, nove empates e 16 derrotas. Com ele em campo, foram 60 gols sofridos. A média é de 1,3 por jogo. O aproveitamento é de 52,1%.
Sem Thiago Santos, desde a primeira vez que ele atuou pelo time gremista, até o momento, foram 20 confrontos. Nos enfrentamentos, o Grêmio teve oito vitórias, quatro empates e oito vitórias. Apenas 17 vezes a defesa foi vazada com média de 0,85 gol por duelo. O aproveitamento ficou em 46,6%.
Logo, a conclusão dos números, que abrangem todas as disputas nos níveis distintos de competições, é que a equipe acaba tendo melhores resultados com o meio-campista em ação. Porém, o levantamento comprova que o time acaba tendo a defesa mais sólida quando ele não está em campo.