De Ronaldinho, passando por Andershow, até Guilherme Weisheimer, uma série de jogadores formados na base do Grêmio deixaram marca em clássicos Gre-Nais ao longo da história. Os mais cotados para engrossarem a lista neste sábado (19) são Elias, Gabriel Silva e Rildo, embora nenhum deles deva começar como titular o clássico de número 436.
O passado recente reforça a probabilidade de que um deles possa ir às redes no Beira-Rio. Diego Souza, cotado para ser titular, é um dos dois jogadores que conseguiram fazer gol nos últimos duelos e que não passaram pelo CT de Eldorado. Além dele, somente Maicon venceu o goleiro colorado nas últimas partidas sem ter jogado pelas divisões inferiores gremistas.
Dos últimos 10 gols anotados diante do Inter, oito saíram dos pés de jogadores formados no próprio Grêmio. A lista tem gols de Pepê e Jean Pyerre (dois cada), Ferreira, Isaque, Léo Chu e Ricardinho, uma vez cada. Participar colocando uma bola na rede do maior rival pode ditar o destino de uma carreira.
— Marquei logo no meu primeiro Gre-Nal como profissional. Aquilo consolidou a minha carreira. Logo depois, em janeiro, o Paulo Roberto foi vendido e eu virei titular — conta o ex-lateral-direito Raul.
O ex-defensor marcou duas vezes no empate em 2 a 2 com o Inter, em novembro de de 1983, dias antes da disputa do Mundial contra o Hamburgo.
A última vitória gremista sem a ficha técnica apresentar um gol de alguém vindo da base foi no 1 a 0 pelo Gauchão de 2020. O único gol do jogo foi marcado por Diego Souza. O clássico de domingo será o 12º depois daquele jogo no Beira-Rio. Há um fator relevante que ajuda a explicar uma das razões dos jovens da base terem sido tão importantes diante do Inter.
— Desde pequeno, quando entrei na escolinha, queria jogar sempre Gre-Nal porque sempre se fica lembrado. Desde cedo somos incentivados a jogar esses jogos. Aprendemos a pressão desde cedo — explica Cláudio Pitbull, atacante que foi decisivo na vitória do Grêmio por 2 a 1 em duelo pela Copa Sul-Americana de 2004.
Os dois últimos triunfos tricolores sobre o Inter tiveram Léo Chu e Ricardinho como destaques. O primeiro fez o gol da vitória por 1 a 0 no Beira-Rio, pelo primeiro turno do Gauchão do ano passado. No clássico seguinte, Ricardinho e Diego Souza marcaram os gols da vitória por 2 a 1 na primeira partida da final do ano passado.
Provável titular, Diego Souza retorna de lesão muscular. Caso não tenha condições de jogo, Elias começará a partida como titular. Os dois são os artilheiros do Grêmio na temporada, com quatro gols cada.
Dos 18 gols marcados pelo Tricolor no ano, um deles saiu da cabeça de Gabriel Silva. Meio sem querer, o garoto marcou o gol no 1 a 1 com o Novo Hamburgo. O meia é a principal revelação da base na temporada até aqui. Se o técnico Roger Machado optar por montar uma escalação mais leve, o meia-atacante tem chance de começar jogando.
Rildo é outro nome que não tem a presença confirmada no time. Autor de um gol em 2022, tem sido titular na maioria dos jogos, mas na hora das trocas no setor ofensivo é sempre o primeiro a sair de campo.
A partir das 16h30min de sábado saberemos como a base gremista virá para o Gre-Nal 436.