Com objetivos semelhantes na tabela, a terceira rodada do Brasileirão Feminino coloca frente a frente dois times que ainda não venceram: Grêmio e Atlético-MG. A busca pelos três pontos reserva uma disputa especial na casamata. Patrícia Gusmão e Lindsay Camila são duas das cinco mulheres que estão no comando das equipes da elite do futebol feminino em 2022. O duelo está marcado para este sábado (19), às 11h, no Vieirão, em Gravataí.
Esta será a primeira vez que os clubes se enfrentam na primeira divisão. As visitantes foram vice-campeãs da Série A-2 no ano passado, garantido o acesso. As Gurias Gremistas, por sua vez, chegaram até as quartas de final. Abrindo o duelo inédito, os times chegam com o objetivo de pontuar e subir posições. Na tabela de classificação, o Grêmio é 10º colocado com dois, enquanto o Atlético está em 12°, com apenas um ponto.
Em duas rodadas, a técnica Patrícia Gusmão conquistou empates contra Cruzeiro, fora de casa, e Palmeiras, no Vieirão. Novamente atuando em seus domínios, quer encontrar o caminho da vitória. Para isso, contará com o retorno de uma das artilheiras do grupo: a atacante Laís Estevam, recuperada de lesão.
A equipe mineira, por sua vez, vem de derrota para o Palmeiras e um empate com o Corinthians. Para tentar superar as adversárias, o elenco conta com velhas conhecidas do futebol gaúcho: Nathane Fabem atuou com a camisa tricolor no ano passado, enquanto Leidi foi atleta do Inter.
Além da busca pelo resultado, Grêmio e Atlético-MG apresentam outra semelhança: os dois times são comandados por mulheres. Patrícia Gusmão e Lindsay Camila somam-se a Roberta Batista, da Ferroviária, Tatiele Silveira, do Santos, e Rosana Augusto, do Bragantino. Elas são as responsáveis por marcar o ano de 2022 com o maior número de treinadoras mulheres à frente dos times desde 2013 — na primeira edição do Brasileirão Feminino sendo organizado oficialmente pela CBF.
Diante do surto recente de casos de covid-19 entre o elenco profissional e base, a partida será novamente realizada com portões fechados no Vieirão, por decisão da direção.