O dia seguinte ao tombo no Beira-Rio reservou um dia de reuniões no principal órgão da direção do Grêmio. Também está prevista uma conversa entre Romildo Bolzan Júnior com o grupo de jogadores para entender quais as dificuldades que os atletas ainda teriam. Mais do que a derrota, a atuação ligou o sinal de alerta no CT Presidente Luiz Carvalhos.
Enquanto Roger Machado tenta recuperar a moral da equipe, reorganizar taticamente o time titular e terminar o Gauchão em alta para começar bem a Série B, a direção também se mobiliza para buscar os reforços necessários e dar melhores condições de trabalho. A seguir, veja o diagnóstico do Grêmio para a franca atuação no Gre-Nal e o que pode ser feito para melhorar o time na reta final do Gauchão.
Apoio emocional
O primeiro diagnóstico feito para justificar tamanha diferença no clássico é que a parte emocional e anímica dos jogadores precisa de atenção. Duas medidas serão tomadas pela direção para auxiliar a comissão técnica no trabalho de remobilização para o Gauchão. O prazo de inscrições do campeonato estadual se encerrou, ou seja, será o grupo atual que terá de finalizar a competição. A primeira, e mais urgente, é uma conversa entre o presidente Romildo Bolzan e o grupo de jogadores. Como o dirigente definiu na quinta-feira (10), na chegada ao CT, um "papo olho no olho".
Bolzan quer ouvir dos atletas o que os incomoda, quais as dificuldades que possam existir e se alguém precisa de mais algum tipo de recurso para ajudar na retomada do desempenho do time. Uma segunda medida, que já era disponível, também foi reforçada aos jogadores na quinta. O clube ofereceu, por meio de convênio, o atendimento de psicólogos ao grupo. Dois profissionais, inicialmente, estão destacados para atendimentos aos atletas.
Reunião extraordinária do Conselho de Administração
A noite de quinta teve uma reunião extraordinária do Conselho de Administração na Arena. Ao contrário dos encontros semanais, a conversa entra a cúpula diretiva gremista tratou apenas do futebol. Participaram somente o presidente Romildo Bolzan e os seis vices de administração: Adalberto Preis, Cláudio Oderich, Duda Kroeff, Paulo Luz, Guto Peixoto e Marcos Herrmann. Não há a previsão de nenhuma mudança no departamento. O encontro serviu como ajuste da expectativa da chegada de reforços. No momento, há a previsão de anúncio de dois a três novos jogadores.
— Roger viu bem o que aconteceu. Explicou de forma muito clara os problemas na sua entrevista coletiva e temos certeza de que ele ajustará o que é necessário — comentou um dos participantes do encontro sobre os rumos que serão tomados.
Maior investimento no futebol
Há o descontentamento crescente de algumas pessoas que acompanham os bastidores do Grêmio relacionado à política de (falta) de investimentos da gestão no último ano. O departamento de futebol indicou uma série de jogadores com perfil buscado nos últimos meses, mas as investidas sempre esbarram quando chegam na parte administrativa. A entrada de Denis Abrahão no departamento de futebol aumentou um pouco a blindagem ao setor, mas o problema segue atrapalhando a busca por reforços de maior necessidade de investimento.
O encontro do Conselho de Administração ontem serve também como suporte para pleitear um pouco mais de dedicação para o futebol. Após a derrota no Beira-Rio, Romildo já alertou que o clube iria buscar alternativas para encontrar receitas para a chegada de reforços.
— O Grêmio tem crédito. Quem tem crédito, pode fazer contratações. Fizemos algumas coisas em janeiro, mas estamos organizando a renovação do plantel por soluções em casa. Agora, verificamos essa necessidade de complementar o grupo — disse Romildo.
Mudanças na escalação
Um dos favoritos para entrar na equipe titular é o zagueiro Rodrigues. O defensor está cotado para atuar improvisado na lateral direita, substituindo o colombiano Orejuela, que vem sendo bastante criticado pelas más atuações. Os garotos Bitello e Gabriel Silva, que entraram no segundo tempo do Gre-Nal, também estão cotados para jogar amanhã, contra o Ypiranga. A boa notícia do treino de ontem foi a volta de Ferreira. Recuperado de lesão no músculo adutor da coxa direita, o atacante participou de forma intensa tanto das atividades físicas, como dos trabalhos com bola, em um indício de que está pronto para o jogo.