Roger Machado foi anunciado como novo treinador do Grêmio no fim de tarde da última segunda-feira (14). O vice-presidente de futebol do clube, Denis Abrahão, convocou uma entrevista coletiva para anunciar que havia acertado o retorno do técnico, cinco anos e meio depois de sua saída em setembro de 2016. A partir da definição, o treinador já começou o seu trabalho à frente do elenco gremista.
Quando definiu a contratação, Denis chegou a citar que Roger já comandaria o primeiro treino na manhã de terça-feira. Entretanto, não foi isso que aconteceu. O novo treinador foi ao CT Luiz Carvalho, sim, mas para conhecer o elenco de jogadores novos e reencontrar os que trabalharam com ele entre 2015 e 2016. Cesar Lopes foi o responsável por comandar o treinamento de definição do time que atuará nesta quarta-feira, diante do União-FW.
Por isso, Roger não estará na casamata da Arena União Frederiquense. Além de não ter tido seu nome regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o comandante não quis alterar nada do planejamento de Cesar Lopes para a partida. Assim, Roger permaneceu em Porto Alegre enquanto a delegação viajava para Frederico Westphalen.
O treinador sairá de Porto Alegre no fim da manhã desta quarta-feira rumo a Frederico Westphalen para acompanhar a partida tricolor dos camarotes da Arena União Frederiquense. A ideia de Roger é chegar ao estádio e observar o jogo, sem interferir diretamente na partida. A tendência é de que ele nem passe pela concentração gremista antes de a bola rolar.
Roger Machado chegará acompanhado de seus dois auxiliares, Roberto Ribas e James Freitas. Ele assinou contrato com o clube até o fim de 2022. Além do treinador, o Grêmio também contratou Paulo Paixão para ser o coordenador técnico da equipe, cargo deixado por Marcelo Oliveira ao fim da temporada passada.