Os primeiros jogos do Grêmio na temporada já deram algumas definições. Após as críticas do próprio técnico Vagner Mancini ao desempenho dos volantes Thiago Santos e Lucas Silva, contra o Guarany-Ba, e das vaias da torcida no empate contra o Juventude, o time titular terá alterações para as próximas partidas.
A primeira das trocas será na lateral esquerda. Nicolas, autor de duas assistências contra o Aimoré e de um gol diante do Juventude, está ganhando o lugar de Diogo Barbosa.
— Eu já defini, não vou externar agora porque não é o momento. O Nicolas fez um grande jogo. Ele passa estar apto a começar o (próximo) jogo. Ninguém precisa falar do Nicolas, eu o conheço. Mas dentro da gestão, planejamento, é importante quando você faz a substituição que não reste dúvida. Muitas vezes há uma pressa por parte de toda coletividade. Eu busco com coerência, quero que meu grupo me ache justo nas escolhas, isso faz toda a diferença. Tudo isso é construído, não podemos entender que a forma é outra. Vejo o Nicolas brigar com o Diogo (Barbosa) pela titularidade — comentou Mancini.
Outra modificação no time titular acontecerá no meio-campo com a saída de um dos volantes que encerraram a temporada passada e começaram 2022 como titulares.
E quem ganhou a concorrência para ficar na equipe é Thiago Santos, que teve desempenho elogiado (internamente) contra o Juventude. Já Lucas Silva cederá seu posto para Villasanti.
— Villasanti tem entrado bem nos jogos, o Gabriel (Silva). Temos outros atletas que buscam melhor performance. Eu mesmo vim aqui falar da velocidade, sobre o jogo pesado, para trás. Hoje (domingo), a gente jogou melhor do que nos jogos anteriores. Os conceitos foram bem mais claros, o Juventude nos marcou diferente, tinha uma linha de cinco zagueiros, nos atacou, mas essa leveza no meio passa pelas característica do jogador. O Thiago (Santos) fez um grande jogo, ele tentou achar passes, procurou jogar para frente. Estou tentando fazer isso no meio-campo. Vamos achar o melhor time. Os jogos vão nos mostrar claramente — avaliou o treinador.
Para o jogo em Frederico Westphalen, Campaz, Ferreira e Martín Benítez devem ser desfalques. Rildo e Gabriel Silva são os candidatos a começar a partida.