Com carências numéricas na defesa, o Grêmio suspendeu a busca por reforços e decidiu apostar na base. O lateral-direito Lucas Kawan, 18 anos, e o zagueiro Heitor, 21 anos, serão aproveitados pelo técnico Vagner Mancini no Gauchão e no início da Copa do Brasil. Se aprovarem, o Tricolor não irá buscar contratações para o setor.
A escassez na lateral direita ocorre por conta das saídas de Rafinha, anunciado pelo São Paulo, e Vanderson, negociado ao Monaco-FRA. Para a função, a direção contratou o Orejuela, que já havia atuado pelo clube em 2020. Porém, ainda faltava no grupo um reserva para ser alternativa ao colombiano.
De olho nisso, o Grêmio deu chance nos dois primeiros jogos do Gauchão para o garoto Felipe Albuquerque, 22 anos, que havia atuado na Série B por Brasil-Pel e Ponte Preta, respectivamente, nos últimos dois anos. Porém, o atleta não aprovou e será novamente emprestado para outro clube.
Para suprir a carência numérica, o Tricolor chamou o jovem lateral-direito Lucas Kawan, 18 anos, que disputou a Copa São Paulo pelo time sub-20. Se o garoto corresponder no Gauchão, se firmará como reserva imediato de Orejuela ao longo da temporada.
Na zaga, a situação é parecida. Como Paulo Miranda foi emprestado ao Juventude, Ruan vendido ao futebol italiano e Kannemann segue em recuperação de uma cirurgia no quadril, Mancini ficou com poucas opções para o setor. Além de Pedro Geromel e Rodrigues, que permaneceram no clube, a direção contratou apenas Bruno Alves para a posição.
Para compor o grupo, a comissão técnica promoveu o jovem Heitor, 21 anos, destaque do grupo de transição. O jogador será reserva no Gauchão e, se agradar, também permanecerá para o restante da temporada. Outro jovem zagueiro que também agrada e deve receber oportunidades é Gustavo Marins, 19 anos, que atuou na Copa São Paulo e vem treinando com o grupo principal.
Lucas Kawan e Heitor devem atuar na quinta rodada, contra o Aimoré, e na sétima rodada, diante do União-FW, quando o time principal deve ser preservado. Antes da Série B, o desempenho dos garotos será analisado, e a direção reavaliará a possibilidade de contratar mais reforços.