O Grêmio estabeleceu algumas mudanças no começo de sua temporada 2022, ano em que o clube irá disputar a Série B do Brasileirão pela terceira vez. A primeira alteração foi a de realizar uma pré-temporada com um período maior do que nos últimos anos, abrindo espaço para que os jogadores do time de transição pudessem atuar na largada do Gauchão.
Dessa forma, os jovens comandados por Cesar Lopes puderam atuar nas duas primeiras rodadas do Estadual e mostraram um bom desempenho na vitória sobre o Caxias e no empate com o Brasil-Pel. Agora, com a fase de preparação do elenco principal se encaminhando para a reta final, os titulares já irão a campo para enfrentar o São José, nesta quarta-feira (2).
A ideia é ainda seguir com a pré-temporada, mesclando com os jogos do Gauchão e considerá-la encerrada apenas a partir do dia 11 de fevereiro, quando os 30 dias de trabalho terão sido cumpridos. Por isso, os jovens da equipe de transição seguirão de prontidão para que possam ser utilizados a qualquer momento. No atual cenário, de acordo com a programação, o time sub-23 já sabe que irá jogar contra o União-FW, no dia 16, em Frederico Westphalen.
Os jogos deste começo de ano estão servindo como uma espécie de vestibular para os jovens e alguns deles já foram aprovados por Vagner Mancini, casos de Elias, Pedro Lucas, Rildo, Felipe Scheibg e Heitor que já estão integrados ao grupo principal.
As portas ainda não estão fechadas e por isso a sequência de trabalhos até o final da primeira fase do Gauchão serão determinantes para o aproveitamento ou não de mais atletas. Após o Estadual, a direção de futebol e a comissão técnica deverão se reunir e determinar quais jogadores permanecerão no próprio time de transição, aqueles que deverão ser emprestados para outros clubes a fim de ganhar experiência ou até mesmo que serão liberados para seguir carreira em um novo destino.
Porém, a ideia neste momento é manter a observação em todos, especialmente por se tratar de jovens que ainda buscam se firmar. O atacante Rildo é, inclusive, colocado como um exemplo, já que depois de ganhar pequenas chances no grupo principal acabou sendo emprestado para o Brasil-Pel em 2021 e este ano voltou em uma condição que tem impressionado a todos nos treinamentos e jogos iniciais do Gauchão.