Após disputar as duas primeiras rodadas do Campeonato Gaúcho com o grupo de transição, o Grêmio fará a estreia de seu time principal na quarta-feira (2), às 16h30min, na Arena. O jogo será contra o São José, quarto colocado na tabela e que, assim como o Tricolor, está invicto na competição com dois jogos disputados — uma vitória e um empate.
Para o jogo de quarta, Vagner Macini utilizará o que tem de melhor e já contará com reforços formados no próprio clube. Os destaques da transição serão promovidos ao grupo principal e, além de serem utilizados no Gauchão, viram opções para as disputas da Série B e Copa do Brasil.
Além de Elias Manoel, Pedro Lucas e Felipe Scheibig, que já haviam sido promovidos em 2021 e faziam parte do elenco à disposição das comissões técnicas que passaram pela Arena, mais três jogadores serão promovidos: o zagueiro Heitor, o volante Bitello e o atacante Rildo.
Os nomes foram pedidos do próprio técnico Vagner Mancini, que deseja observar os atletas durante os treinamentos e o Campeonato Gaúcho. A primeira impressão deixada pelos três jogadores nos amistosos e partidas do Estadual foi positiva e, por isso, o comandante solicitou a subida.
Elias, Pedro Lucas e Scheibig já faziam parte do grupo profissional e foram chamados para o grupo de transição para reforçar o elenco que iniciou o Gauchão. Agora, com a volta do elenco principal aos jogos oficiais, os três se tornam alternativas para Mancini.