O caminho natural é que os laterais se transformem em zagueiro. Grifes como Nilton Santos, Paolo Maldini, Leandro e Sérgio Ramos fizeram esta transição durante a carreira. A troca no sentido oposto, zagueiro virando lateral, é mais rara, mas acontece. De maneira geral, o que ocorre, nesses casos, é uma improvisação. Foi o caso de Rodriguez, defensor gremista, na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Aimoré.
Para a partida de quarta-feira (9), o técnico Vagner Mancini poupou seus titulares e para o lugar de Orejuela escolheu o zagueiro para jogar na lateral direita. Rodrigues marcou o segundo gol gremista após cruzamento de Nicolas.
A seguir, confira outros casos de zagueiros gremistas que foram deslocados para a lateral.
Mário Fernandes
Esse é um caso de sucesso. Zagueiro de origem, Mário Fernandes foi colocado na lateral direita pela primeira vez por Paulo Autuori, em 2009. A improvisação estreou no Gre-Nal dos 100 anos, vencido pelo Grêmio por 2 a 1. A linha defensiva gremista naquele 19 de julho teve Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Fábio Santos.
Aos poucos, Mário ficou mais cômodo na posição e foi vendido ao CSKA. Quase 13 anos depois de jogar como lateral, o jogador formado no São Caetano tem no currículo uma Copa do Mundo como lateral-direito defendendo a Rússia.
Neuton
Mais uma improvisação em Gre-Nal que ditou os rumos da carreira de um jogador. Até o clássico 381, em maio de 2010, Neuton tinha escrito "zagueiro" como profissão na carteira de trabalho. Sem contar com Fábio Santos, lesionado, Neuton foi jogar pela lateral esquerda.
Apesar da atuação segura do defensor, o Grêmio perdeu a partida com uma defesa que contava com Edilson, Ozéia, Rodrigo e Neuton. Depois de perambular pela Europa e o Brasil, disputou a temporada 2021 pelo Azuriz-PR.
Paulo Miranda
Aquele 5 a 0 sofrido para o Flamengo na semifinal da Libertadores de 2019 ainda dói nos gremistas. Lembra quem era o lateral-direito? Paulo Miranda. Sem poder contar com Léo Gomes lesionado, e tendo Léo Moura e Galhardo como opções, o técnico Renato Portaluppi optou por improvisar para, na teoria, fortalecer o sistema defensivo.
A trágica noite no Maracanã foi uma das poucas vezes em que o defensor foi deslocado para o lado do campo durante sua passagem pela Arena. Quando contratado, a polivalência era um dos aspectos mais ressaltados entre as características de Paulo Miranda, atualmente no Juventude.
Saimon
Zagueiro da base gremista, Saimon viveu seus dias de lateral. Em 2014, sob o comando de Enderson Moreira, ele atuou como lateral-esquerdo. Apesar de destro, ele recebeu oportunidade pela ala esquerda. O treinador começou a cogitar a mudança durante a intertemporada realizada durante a Copa do Mundo.
O primeiro jogo na função foi um 0 a 0 com o Goiás. Enderson alinhou a defesa com Pará, Rhodolfo, Geromel e Saimon. Após rodar por diversos clubes, o defensor está no Londrina desde o ano passado.