As horas que antecedem o Gre-Nal 435 são de tranquilidade na concentração gremista. Porém, com a baixa de Diego Souza para o clássico, o ambiente visa repassar confiança ao substituto Diego Churín, que deve ser o escolhido para comandar o ataque. Outra questão nos bastidores é a manutenção da dúvida pública no setor entre Janderson e Campaz. Também são celebrados os aniversários de dois personagens do clube neste sábado (26).
A definição da ausência do goleador do Tricolor nas últimas temporadas ocorreu na véspera da partida. Pelo entendimento da importância de Diego Souza para o time para o restante da temporada, o consenso foi pela preservação do atacante. Com isso, ele está trabalhando para atuar diante do Mirassol pela Copa do Brasil na próxima semana.
Por outro lado, Diego Churín, apesar de pertencer ao Grêmio desde outubro de 2020, jamais participou em campo de um clássico. Já esteve à disposição como reserva, mas sequer ingressou no time. Aos 32 anos, ele leva vantagem na concorrência com Elias, que é visto como um jogador que mantém as características do titular. Por isso, confiança é repassada ao argentino.
Além de Diego Souza, o Grêmio não conta na relação com Benítez e Ferreira. Os dois estão em recuperações de lesões físicas. Ambos podem retornar nos próximos jogos.
O Tricolor também terá outros cinco estreantes em Gre-Nais: Bruno Alves, Nicolas, Bitello e Janderson. Atletas experientes como Geromel e Thiago Santos reforçam a importância da vitória no enfrentamento diante do rival.
Aliás, Janderson vive um dia diferenciado. O camisa 20, que não tem presença garantida ainda pela recuperação de Campaz, que se recuperou de lesão, completa 23 anos justamente no dia do duelo. Além dele, o vice de futebol Dênis Abrahão faz 66 anos neste sábado. O dirigente chegará na concentração no decorrer da tarde.
A saída do hotel está prevista para 17h. A escalação será divulgada somente após as 18h. A formação gremista deverá ter: Brenno; Orejuela, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Thiago Santos, Villasanti e Bitello; Janderson (Campaz), Diego Churín e Rildo.