O time de transição do Grêmio venceu o Caxias na estreia do Gauchão e empatou com o Brasil-Pel na segunda rodada. Foram quatro pontos somados em seis disputados, o que rendeu uma avaliação positiva da gurizada comandada pelo técnico Cesar Lopes.
A equipe de garotos dará lugar ao grupo principal do Tricolor na terceira rodada, nesta quarta-feira (2), contra o São José. Porém, a transição ainda deve ganhar mais chances ao longo da competição.
Assim, os nomes que se destacaram nestas duas primeiras rodadas podem ganhar mais oportunidades — até mesmo no time de Vagner Mancini. Por isso, GZH apresenta os três destaques do Grêmio na partida contra o Brasil-Pel, sábado passado, em Pelotas:
Bitello
O volante de 22 anos mostrou, mais uma vez, o dinamismo e a boa qualidade de passe que se espera de um segundo homem de meio-campo. Contra o Brasil-Pel, Bitello desarmou, rebateu, interceptou e ainda apareceu no ataque com boa condução de bola e passes precisos — três deles, inclusive, renderam finalizações dos companheiros.
Um dos destaques da campanha gremista no título do Brasileirão de Aspirantes no ano passado, com direito a gol na final, Bitello é um dos atletas que devem ganhar chances no grupo principal na sequência da temporada. Nestes primeiros jogos do ano, o garoto chamou atenção pela verticalidade dos passes e velocidade nas puxadas de contra-ataque.
Estatísticas contra o Brasil-Pel:
- Nenhuma finalização
- 24 passes (23 certos)
- 3 assistências para finalizações
- 3 lançamentos (1 certo)
- 1 interceptação
- 2 desarmes
- 2 rebatidas
- 1 perda de posse
Vini Paulista
Atacante de lado, Vini Paulista tem características um pouco diferentes de outros extremas que o Grêmio tem revelado nos últimos anos, como Everton, Pepê e Ferreira. Ele não é tão veloz e driblador, mas se adapta bem atuando pelos dois lados e tem uma boa definição das jogadas, seja com passes ou finalizações sempre perigosas. Foi o vice-artilheiro da equipe no Brasileirão de Aspirantes de 2021, com seis gols marcados.
Contra o Brasil-Pel, deu passe a Elias no lance em que o centroavante sofreu pênalti. Depois, acertou a trave em boa chance criada para equipe gremista. Portanto, aos 20 anos, é um jogador que chama atenção pela participação no jogo e pelo bom acabamento das jogadas.
Estatísticas contra o Brasil-Pel:
- 2 finalizações (1 certa)
- 14 passes (2 certos)
- 1 desarme
- 2 faltas sofridas
- 3 perdas de posse
Elias Manoel
O camisa 9 é principal jogador do Grêmio neste início de temporada. Artilheiro do Gauchão até agora, com três gols marcados em duas partidas, Elias Manoel tem sido destaque ano após ano na base tricolor. Antes como extrema, mais aberto pela esquerda, e desde o ano passado como centroavante. Ele, inclusive, foi o goleador do Brasileirão de Aspirantes do ano passado, com 12 gols em 13 jogos.
Contra o Brasil-Pel, ele até errou mais passes e finalizações do que o normal, perdendo algumas chances. Contudo, sofreu e converteu o pênalti que abriu o placar no Bento Freitas.
Além disso, chama atenção pela movimentação intensa e o bom arranque, mesmo sendo um jogador de muita força física. Brigará com Diego Churín pela condição de reserva imediato de Diego Souza no grupo principal do Grêmio ao longo da temporada.
Estatísticas contra o Brasil-Pel:
- 1 gol
- 5 finalizações (2 certas)
- 16 passes (8 certos)
- Nenhum desarme
- 1 drible
- 2 faltas sofridas
- 4 perdas de posse