Por ora, o Grêmio não deve mais contratar atletas para o início da temporada 2022. O entendimento do departamento de futebol é que a formatação do elenco e as categorias de base podem suprir eventuais necessidades. Há alguns dias, o clube admitia a busca por um zagueiro e mais um atacante de velocidade.
Segundo apurou GZH, o sistema defensivo deve ser reforçado com jogadores das categorias de base. Um zagueiro e um lateral-direito eram posições que o clube monitorava no mercado. Contudo, nenhum nome que aliasse qualidade técnica e baixo custo foi encontrado. Assim, o Tricolor condiciona a vinda de um reforço para o setor apenas em negócio de ocasião, o que acredita ser pouco provável.
Para o sistema ofensivo, a escassez de jogadores acessíveis para contratação também motivou o recuo gremista. Assim, o clube entende que a composição de peças no elenco, com os novos reforços, é suficiente. Moisés, da Ponte Preta, e Sorriso, do Juventude, foram nomes sondados, mas que acabaram não avançando justamente pelos valores.
Até o momento, o Grêmio buscou para a defesa o zagueiro Bruno Alves e os laterais Nicolas e Orejuela. Para o sistema ofensivo, o clube buscou o atacante Janderson e renovou com Diego Souza, além de apostar em uma continuidade para o jovem Guilherme Azevedo, que esteve emprestado no segundo semestre de 2021. Rildo e Elias são outras jovens promessas que serão avaliadas nesta largada de ano pelo técnico Vagner Mancini.