O Grêmio começou 2022 com quase metade do grupo fora do primeiro dia da pré-temporada. Uma lista extensa de desfalques que aguardam o resultado da contraprova do exame de Covid nesta terça-feira (11). Em exames realizados horas antes do evento de reapresentação, Douglas Costa, Rodrigues, Michel , Campaz e Jhonata Robert testaram positivo para Covid.
Villasanti e Victor Bobsin apresentaram sintomas gripais, com exames negativos, e foram liberados. Caso as contraprovas confirmem a infecção do grupo por Coronavírus, os jogadores entram em um período de sete dias de isolamento. Após este prazo, um novo exame é realizado e o resultado negativo libera o retorno para as atividades.
Com os cinco desfalques já projetados, e ainda aguardando pela liberação de Villasanti e Bobsin, a comissão técnica também não conta no início de trabalho de pré-temporada com os goleiros Adriel e Felipe Scheibig, os laterais Felipe e Guilherme Guedes, o meia Pedro Lucas e o atacante Elias para o período inicial de treinos.
Os seis jogadores estão "emprestados" ao grupo de transição. Sob o comando do técnico Cesar Lopes, os jovens iniciarão a disputa do Gauchão a partir do dia 22 de janeiro para dar 30 dias de trabalho ao grupo principal antes do início das competições. O time de aspirantes disputa as três primeiras rodadas da competição, e o time de Mancini utilizará os jogos do Estadual como laboratório para testes e observações.
A comissão técnica aposta muito no trabalho físico como base para encarar uma temporada com três competições. Com Gauchão, Copa do Brasil e a Série B pela frente, a ideia é que os jogadores aproveitem a sequência de treinos em alta intensidade para minimizar o risco de futuras lesões. Do grupo que testou positivo, a expectativa maior era pelo aproveitamento de Campaz e de Douglas Costa. O equatoriano teve dificuldades de adaptação em sua chegada e demorou a ganhar espaço na equipe, mas terminou o ano como titular com Vagner Mancini.
No caso de Douglas Costa, ainda com a situação contratual por resolver, a parte física o prejudicou nos últimos anos. Uma série de lesões o afetou no Bayern e na Juventus. No Grêmio, o atacante perdeu alguns jogos no departamento médico e a expectativa era de que um período de 30 dias dedicados exclusivamente para melhorar seu condicionamento iriam aumentar as chances de que Douglas Costa poderia ter uma temporada sem lesões.
Um outro desfalque se junta ao grupo de jogadores nesta terça, mas sua ausência já era esperada. Kannemann recebeu licença da direção e se reapresenta um dia após o restante do elenco. Mas o zagueiro terá uma rotina diferente em relação aos companheiros, por conta de uma cirurgia realizada em seu quadril em dezembro. O argentino foi submetido a uma videoartroscopia no quadril esquerdo, para tratamento da síndrome do impacto femoro-acetabula. A previsão do departamento médico do Grêmio é que Kannemann esteja liberado a partir de abril para realizar atividades físicas.