A pré-temporada do Grêmio está prestes a completar duas semanas e alguns jogadores suscitam questionamentos por conta da condição física. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (20), o preparador físico Reverson Pimentel detalhou a situação de quatro atletas que têm tido problemas com a balança ou vivem no departamento médico.
O preparador físico foi questionado, em um primeiro momento, sobre as situações de Diego Souza e Douglas Costa. Ele explicou que, não apenas a dupla, que sofreu críticas ao longo da temporada passada em relação ao peso, mas outros jogadores também recebem um acompanhamento especial.
— Tem tido um trabalho individual não só com o Douglas e com o Diego, mas com alguns atletas que merecem um cuidado especial, como Geromel, Benítez. A gente entende que temos de individualizar o trabalho de cada atleta. Durante essa semana, fizemos palestras multidisciplinares com todos os setores. A nutrição, a preparação física, a parte técnica, a fisiologia, o departamento médico, para que os atletas entendessem os processos — destacou Pimentel.
Além de detalhar as situações de Douglas Costa e Diego Souza, dois dos principais jogadores do time, o preparador falou sobre a chegada do argentino Martín Benítez, que também enfrentou problemas físicos e médicos ao longo de 2021. Além deles, Reverson Pimentel detalhou a condição do lateral-direito Leonardo Gomes, que ainda se recupera de uma série de lesões no joelho que o afastaram dos gramados por mais de dois anos.
Confira o que disse o preparador físico sobre cada atleta:
Diego Souza
"Sobre o Diego, o mais importante é frisar que tivemos uma conversa com ele e que não é só ele chegar ao peso aceitável, mas manter esse peso durante toda a temporada. A gente entende também que ele precisa de carga de treino, precisa um cuidado especial com alimentação. O Diego entendeu perfeitamente isso, foi mostrado um planejamento com todos os setores para o Diego e não tenho dúvida de que será um ano totalmente diferente".
Douglas Costa
"Sobre o Douglas Costa, o ano passado ele chegou e a minutagem que ele teve por conta da situação do clube, de termos de colocá-lo nas partidas, acabamos lesionando ele. Nada que fosse muito grave, mas a minutagem que ele fez no ano passado foi muito maior do que o que ele tinha feito nas últimas quatro temporadas. Ele está fazendo todo o trabalho de pré-temporada, é um atleta que chega antes no clube, que faz alguns preventivos obrigatórios para que ele possa render. Os números dele na pré-temporada têm sido acima do aceitável. Está criando um alicerce muito forte para que ele tenha uma temporada prazerosa".
Benítez
"Tivemos algumas conversas com o Benítez, o Mancini falou com ele, e esse é o primeiro passo. Tiramos ele de alguns treinamentos para que não aconteçam as lesões. Temos um pilar na nossa pré-temporada que é a verdade. A verdade de quando o jogador precisa de descanso e a verdade de quando ele precisa treinar mais. Temos poupado não só o Benítez, mas alguns jogadores de determinados momentos do treinamento para que a gente não lesione eles na pré-temporada.
O Benítez vai ser tratado de forma diferente. Nos últimos clubes que ele passou, talvez tenha tido lesão por uma série de motivos. A troca de comissão também influencia muito nisso. Acabei enfrentando esse problema ano passado aqui no Grêmio. Em nove meses foram quatro comissões técnicas. Talvez não seja só culpa do jogador essas lesões. Tudo influencia. O mais importante é a felicidade do atletas, é ele entender o clube que está, entender os processos. O Mancini tem falado para buscarmos a melhor versão do Benítez para repetir o que foi feito lá e melhorar aqui também".
Leonardo Gomes
"Léo Gomes está tendo um tratamento especial. Ele tem alguns déficits de musculatura, a gente está cuidando isso junto ao departamento médico e de fisioterapia para o quanto ele ter um rendimento aceitável e poder ficar à disposição do Mancini. Neste momento ele ainda não está apto. Está fazendo um trabalho especial, mas em breve a gente vai colocá-lo nos trabalhos com o grupo para ficar à disposição do Vagner Mancini".