Após o rebaixamento para a Série B do Brasileirão, o Grêmio concluiu que precisava reformular seu elenco e até o momento 10 jogadores já deixaram a Arena, o que fez a direção ir ao mercado em busca de novas peças para a disputa da Série B.
Quatro jogadores já foram contratados, Orejuela, Bruno Alves, Nicolas e Janderson, e mais um deve ser confirmado nesta semana, Martín Benítez. A ideia é ainda trazer mais um zagueiro, um lateral-direito e um atacante de lado de campo. Dessa forma, as únicas posições que não receberão reforços são a de goleiro e volante.
No gol, o Tricolor conta com Brenno e Gabriel Grando e ainda tem Adriel, Felipe Scheibig e Hugo, que estão no time de transição. E para o meio-campo, os volantes do elenco são Lucas Silva, Thiago Santos, Villasanti, Fernando Henrique, Mateus Sarará e Victor Bobsin, sem contar com Matheus Frizzo, que retornou do Botafogo, e Bitello, uma das apostas da geração 2000 do clube. Nesta relação não consta Darlan, que deve ser emprestado ao Juventude.
Com seis volantes no elenco principal e mais dois que serão observados no time de transição, a direção poderá liberar alguns dos jovens para que atuem em outras equipes e ganhem experiência, além de abrir espaço no elenco. Estas definições, de quem fica e sai, ocorrerão após a pré-temporada e a participação da equipe de transição nas rodadas iniciais do Gauchão.
— Falei para eles que vai ser a chance deles. Se forem bem, podem subir para os profissionais. Vai estar todo mundo olhando — disse o diretor de futebol Sérgio Vazques, que conversou com os jogadores da transição que iniciaram os trabalhos de pré-temporada na segunda-feira.
Dessa forma, com os titulares Lucas Silva e Thiago Santos, afirmados na reta final do Brasileirão 2021 apesar do rebaixamento, e com o paraguaio Villasanti como primeira alternativa, os demais jogadores terão a pré-temporada e o Gauchão para convencer Vagner Mancini e sua comissão técnica de que merecem ganhar espaço no grupo.