Com a Copa São Paulo pela frente, para concluir a temporada de competições de base, o Grêmio encerra o ano de 2021 satisfeito com as mudanças de metodologia implementadas ao longo do ano. Mesmo sem os resultados nas categorias de formação, o clube avalia que os últimos meses servirão de sustentação para os próximos anos de trabalho. Apesar do pouco retorno técnico no time profissional, a venda de jovens formados no clube rendeu cerca de R$ 200 milhões no ano.
O Grêmio conquistou o título do Brasileirão de Aspirantes com uma equipe formada pela categoria sub-21, mas não teve sucesso nas outras competições. O clube caiu ainda na primeira fase do Brasileirão nas categorias Sub-20 e Sub-17 e foi eliminado nas oitavas de final do Gauchão Sub-20, nos pênaltis, para a Apafut.
— Fizemos um ano de avaliação. Participamos de algumas competições, sem os resultados esperados. Mas esse não é o nosso foco. A prioridade é a formação e a entrega dos atletas. Nesse sentido, nossa avaliação é muito positiva — comentou Gustavo Schmitz, diretor das categorias de base do Grêmio.
O clube avalia que 2021 foi um ano de ajustes da nova metodologia de formação implementada na base. E como consequência da queda de receitas com o rebaixamento, será necessário readequar o orçamento. Algumas das demissões de técnicos e profissionais de apoio são consequência da nova realidade financeira.
— Será necessária a readequação de planejamento. Uma das razões que tivemos que trocar alguns profissionais, e aproveitamento de outros que já estavam na casa. Teremos de nos adequar para um orçamento menor, mas confiamos que não teremos perda de qualidade — projetou Schmitz.
Mesmo em um ano sem tantos jovens assumindo espaço no grupo principal, as saídas de Pepê, Léo Chú, Matheus Henrique e Ruan, no entanto, significaram uma importante fonte de receitas para o ano. O quarteto deixou cerca de R$ 200 milhões, ainda sem considerar o valor que Vanderson irá render.
Gabriel Grando foi o único jovem a terminar o ano vindo da base como titular no time de cima. Sarará, Fernando Henrique, Pedro Lucas e Elias passaram a trabalhar com o time principal e estão nos planos para o grupo de 2022.
A lista de jogadores que iniciará a pré-temporada com o grupo principal ainda está em formação, assim como a possibilidade do grupo de transição iniciar o Gauchão para o time principal seguir em pré-temporada. O processo será conduzido pelo vice de futebol Denis Abrahão e o departamento de futebol.