Não serão necessárias apresentações formais entre Grêmio e a dupla de ataque do Atlético-MG, Eduardo Sasha e Eduardo Vargas. Os três velhos conhecidos se reencontrarão na noite desta quinta-feira (9), na última rodada do Campeonato Brasileiro. Para os atleticanos, a partida das 21h30min pouco vale, mas para os gremistas está em jogo na Arena a permanência na Série A.
A relação entre Grêmio e Sasha teve o seu ápice em 2016. O Tricolor nem estava em campo. Em 8 de maio, o Inter, de Sasha, enfrentou o Juventude na final do Gauchão. Logo aos 14 minutos da partida, o atacante foi às redes. Na comemoração, simulou dançar uma valsa com ela. O ato seria a "Valsa de 15 anos" sem títulos de expressão do Grêmio.
A taça foi erguida pelo Inter. A partir dali, tudo mudou. O Grêmio viveu alguns dos melhores anos de sua história até chegar a 2021. Aos poucos, o jogador perdeu espaço na equipe colorada. Foi envolvido em uma troca com o Santos entre ele e o lateral Zeca. No ano passado, a pedido de Jorge Sampaoli, assinou com o Galo. Com o alto investimento do clube mineiro nesta temporada, o atacante ficou em segundo plano. Será titular diante do time de Vagner Mancini, pois Cuca poupará seus titulares.
Desde que estreou com a camisa colorada, Sasha teve o Grêmio como adversário em 14 oportunidades. A vantagem é gremista, com cinco vitórias e seis empates. O jogador comemorou a vitória três vezes.
Sasha venceu uma vez com o Inter, uma com o Santos e outra com o Atlético-MG. Ele marcou somente um gol, na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Grêmio, em 2019.
Ex-tricolor
Antes de ser rival, Vargas foi jogador gremista. Em 2013, marcou nove gols em 37 partidas pelo clube. Desde o seu retorno ao futebol brasileiro no ano passado, o chileno enfrentou o Grêmio em duas partidas, com uma vitória e um empate. Em novembro, ele marcou, de pênalti, o gol da vitória do Galo por 2 a 1, no Mineirão.
Apesar da baixa probabilidade, o Grêmio ainda tem chance de escapar do rebaixamento no Brasileirão. Será preciso vencer o Atlético-MG e torcer para que Juventude e Bahia sejam derrotados por Corinthians e Fortaleza, respectivamente.