Nesta sexta-feira (31), o Grêmio emitiu um comunicado em seu site oficial sobre a saída de 16 jogadoras do elenco do futebol feminino. De acordo com o clube, a decisão se deu, em parte, pela nova reformulação do grupo e das próprias atletas em transações com outros times.
Antes do anúncio oficial do clube, diversas jogadoras já haviam usado as redes sociais para anunciar suas despedidas. A goleira Raíssa, as laterais Gisseli Mariano, Isa e Vitória Kaíssa, as zagueiras Andréia Rosa e Lore González, meio-campista Mayara Farias, Maglia, Jé Alves, Kika, Mariza e Jane Tavares, e atacantes Maiara Lisboa, Eudimilla e Nathane Fabem, não fazem mais parte do elenco. Além da defensora Andressa Pereira, que optou por reincidir o contrato de forma antecipada.
Ainda no posicionamento, o Grêmio reitera que "as saídas das atletas estavam previstas no planejamento para a próxima temporada", anunciando que novas contratações devem ser anunciadas em breve.
O que está sendo planejado para 2022
Conforme apurado pela reportagem de GZH, o clube prepara o anúncio de 13 contratações, entre elas do futebol sul-americano. As posição prioritárias são para a zaga, laterais e ataque.
Até agora, outras oito atletas também tiveram seus contratos renovados. São elas: a goleira Lorena, as laterais Sinara e Lais Giacomel, as meio-campistas Pri Back, Rafa Levis e Raissa Bahia, a volante Tchula e atacante Gabizinha. Além da técnica Patrícia Gusmão,que será mantida, ao menos, até o início da próxima temporada no comando do time. De acordo com o clube, após a disputa da Supercopa, a comissão técnica passará por uma nova avaliação.
A apresentação do grupo para a nova temporada está agendada para o dia 5 de janeiro.