O Grêmio segue na zona de rebaixamento mesmo depois de somar os três pontos da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, nesta terça-feira (9), pela 31ª rodada do Brasileirão, mas o técnico Vagner Mancini pôde respirar aliviado. Depois de quatro rodadas sem pontuar e a derrota para o Gre-Nal, o Tricolor gaúcho foi aos 29 pontos. Outros seis ainda separam a 19ª colocação da 16ª, onde o Santos está, fora do Z-4.
— Essa é uma vitória que nos traz muito alívio. Sabemos o que estamos vivendo e o quanto trabalhamos, o quanto conversamos desde que chegamos para identificar rapidamente as dificuldades dentro de uma partida de futebol. Hoje, a vitória era fundamental para voltarmos a sonhar — comemorou Mancini, em entrevista coletiva após a partida.
O time titular que entrou em campo tinha oito modificações em relação ao clássico do final de semana. Mancini havia prometido repetir o que vinha dando certo e corrigir o que faltava para tentar a vitória. Além disso, Borja, Villasanti e Gabriel Chapecó foram desfalque por terem sido convocados. Eles e os suspensos Thiago Santos e Cortez não participaram do jogo. Douglas Costa e Ferreira começaram no banco por preservação de ambos.
— Vi uma equipe que, mesmo modificada, umas peças por opção outras por lesão, uma equipe com intensidade nos dois tempos, muita movimentação. Se doaram ao máximo, o elenco está de parabéns — elogiou o técnico.
A participação de Elias no ataque ao lado de Diego Souza desde o começo tinha o objetivo de ocupar o sistema defensivo do Fluminense com dois finalizadores "acostumados a fazer gol" dentro da área adversária. A mudança surtiu efeito, e Elias carimbou o travessão adversário antes dos 30 segundos de jogo. Até os 30 minutos, outras duas chances foram construídas pelo artilheiro do Brasileirão de Aspirantes conquistado pelo Grêmio. Ele foi substituído no intervalo por Ferreira.
— Sempre que optamos por uma equipe mais jovem, a tendência é ter um time mais intenso. Mas ao longo da partida pode perder algo em experiência, em abalo emocional caso as coisas não corram como se esperava — ponderou, explicando:
— Ferreira e Douglas Costa terem começado no banco era justamente para fazer as trocas do segundo tempo. A estratégia do jogo é sobre os 90 minutos.
O próximo duelo é contra o antigo time de Mancini. O Tricolor vai a Belo Horizonte enfrentar o América-MG no próximo sábado (13), às 18h30min. Antes disso, o Grêmio precisa torcer para Santos, Sport e Juventude perderem seus confrontos.
— Faltam oito jogos e eu sigo confiante. Hoje não levamos gols, depois de 10 jogos. Isso é importante, gera um envolvimento dos defensores, eles se sentem responsáveis, também, pela vitória. O Grêmio cumpriu a missão de hoje, estou satisfeito com o que vi nos últimos jogos. Estávamos com desempenho, hoje veio o resultado — complementou o treinador gremista.