O Grêmio encerrou na manhã desta sexta-feira (12), com um grande problema, a preparação para o jogo contra o América-MG. O atacante Douglas Costa será desfalque por conta de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda e não tem previsão de retorno.
Sem o seu camisa 10, que já havia começado no banco de reservas e entrou na segunda etapa da partida contra o Fluminense, Vagner Mancini pode manter Elias ou escalar Ferreira, que também só foi utilizado nos 45 minutos finais da rodada passada.
Os outros desfalques são Miguel Borja, Villasanti e Gabriel Chapecó, que estão com as seleções de Colômbia, Paraguai e Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
No meio-campo, Thiago Santos deve voltar ao time. Desta forma, Mateus Sarará ou Campaz deixará a equipe. Se a opção for pela saída do colombiano, Mancini optaria por utilizar a formação com três volantes. Já Cortez, que cumpriu suspensão automática pela expulsão no Gre-Nal, voltará à lateral esquerda.
Para determinar os titulares, o treinador ainda dependerá de uma revisão médica e da avaliação física de jogadores como Pedro Geromel, Kannemann, Lucas Silva e Alisson, que sente o desgaste pela sequência de jogos. Vanderson, com um problema no tornozelo, é outro que está sob observação e tem sido preservado de algumas atividades.
Na manhã desta sexta, os jogadores gremistas realizaram um trabalho com ajuste de posicionamento com e sem a bola e também de bolas paradas no ataque e na defesa. Na parte final, foi feito um recreativo em campo reduzido.
A viagem do Grêmio para Belo Horizonte ocorrerá às 15h30min desta sexta. A provável escalação tem: Brenno; Vanderson, Pedro Geromel (Ruan), Kannemann e Cortez; Thiago Santos, Lucas Silva e Mateus Sarará (Campaz); Alisson, Elias (Ferreira) e Diego Souza. A lista de quem irá compor a delegação será divulgada durante a tarde.